“A um ano para o início da Copa estamos com quase todas as obras atrasadas. Por isso, queremos saber, de fato, se as empresas estão cumprindo o terceiro turno nas obras da Copa, principalmente das trincheiras”, completa.
RepórterMT
De acordo com o Dilemário encontro com secretário Maurício Guimarães será nos próximos dias
JOÃO RIBEIRO
Os vereadores da Comissão do Acompanhamento da Copa (CAP) devem voltar a pressionar o secretário Maurício Guimarães (Secopa) e questionar o atraso da inauguração do viaduto do Despraiado, que deveria ter sido inaugurado este mês, conforme cronograma inicial. A inauguração ficou para julho.
Anunciada como a primeira grande obra a ser inaugurada, o viaduto do bairro Despraiado teve sua data de inauguração adiada para o final de julho. Localizado à frente do Parque Mãe Bonifácia, um dos pontos mais conturbados de congestionamento, o novo viaduto terá 325 metros de comprimento e nove de altura em seu ponto mais alto visando desafogar o trânsito para quem passa por aquela região.
Já as trincheiras Ciríaco Cândia, Verdão e Santa Rosa tiveram a data das suas inaugurações adiadas para o fim deste ano, devido à quebra contratual da Ster Engenharia com a Secopa. Por conta disso, as empresas Métrica Construções LTDA, Camargo Campos Engenharia e Base ganharam a nova licitação e ficaram responsáveis pela finalização das trincheiras.
Com 62% das obras concluídas a Secopa garante que a Arena Pantanal será entregue em outubro de 2013. Sendo que o prazo estipulado da Fifa é dezembro deste ano.
Em entrevista ao RepórterMT, o presidente da comissão, vereador Dilemário Alencar (PTB), disse quer saber todos os detalhes dos andamentos das obras de mobilidade urbana em Cuiabá e a conclusão da construção da Arena Pantanal. A Comissão vai "pra cima" de Guimarães, segundo ele.
“Na última reunião que tivemos com a Secopa ficou combinado que a trincheira do Despraiado seria inaugurada no final de maio e agora vimos que esse prazo foi prorrogado. Por isso, queremos saber, de fato, o que aconteceu. Nos próximos dias vamos ter uma reunião com o secretário Maurício para termos os relatórios dos andamentos de todas as obras da Copa, principalmente das trincheiras e da Arena Pantanal”, afirma Dilemário.
Outro ponto que Dilemário destaca é o cumprimento do terceiro turno nas obras com o cronograma mais atrasado. A criação do turno extra foi estabelecida pela Secopa e visa acelerar as construções, mas até agora, pouca coisa se viu.
“A um ano para o início da Copa estamos com quase todas as obras atrasadas. Por isso, queremos saber, de fato, se as empresas estão cumprindo o terceiro turno nas obras da Copa, principalmente das trincheiras”, completa.
Na última reunião da comissão com a Secopa (Veja Aqui), os vereadores foram informados dos andamentos das 56 obras em andamento. O resultado do encontro surpreendeu os parlamentares que se disseram satisfeitos com as informações divulgadas. Na época, os vereadores foram informados que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), não seria obra para a Copa, mas após a visita do Ministro do Esporte, Aldo Rabelo, à Capital, dizendo que o VLT está na Matriz de Responsabilidade e vai ficar pronto, o discursou mudou. O modal, agora, é uma das prioridades.





