Nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h30, o Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza acolhe sessão solene em alusão ao Dia Nacional de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. O vereador Márcio Cruz (PR), propositor da solenidade, irá entregar na ocasião o troféu Alanis Maria a sete cearenses que se dedicam ao combate deste crime na capital.
Na sessão estarão presentes representantes de ONG`s, artistas, líderes políticos e do judiciário, entidades sociais e fóruns da infância e da juventude. Segundo o parlamentar, o evento servirá não só para alertar a população desta prática. “Queremos, sobretudo, agradecer aos cearenses que já atuam no combate deste crime. Seja desenvolvendo ações de proteção às crianças e adolescentes, seja punindo os criminosos”, pontuou.
A escolha do nome do troféu é em homenagem a uma das vítimas de violência sexual. Alanis Maria Laurindo, fortalezense, na época com 5 anos, foi raptada em 07 de janeiro de 2010, quando brincava no pátio da igreja do bairro Conjunto Ceará. Após ser violentada sexualmente, Alanis foi assassinada por Antônio Carlos dos Santos Xavier, o Casim. O caso provocou comoção em toda a população e ganhou destaque na mídia local e nacional. A família e a população do Conjunto Ceará tornaram-se ícones da luta por justiça, dando um exemplo de mobilização popular em busca de direitos e contra crimes.





