Audiência publica que acontece nesta quinta-feira, 16, às 14h, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, é alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O encontro será presidido pela vereadora Toinha Rocha (PSOL), autora do requerimento subscrito pelo vereador João Alfredo (PSOL). O objetivo é discutir a violência sexual e exigir do poder público a garantia de priorização da execução orçamentária destinada às políticas de proteção, promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Segundo Toinha, as mobilizações estão centradas na preocupação com os grande eventos. “Esta Casa já realizou três CPIs sobre o assunto e a problemática não cede de forma contundente . Com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, redobra a necessidade de enfrentamento da questão por parte da sociedade e do Poder Publico”, pontuou.
O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.





