Adesivaço' marca Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças


Seis cooperativas de táxi participaram na manhã deste sábado (18) - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - de uma ação de colagem de adesivos na rodoferroviária de Curitiba. A medida faz parte da campanha “Não dê carona à impunidade. Denuncie!”, desenvolvida pela Prefeitura de Curitiba- através da Secretaria da Mulher e da Fundação de Ação Social (FAS) - e que conta com a parceria das cooperativas.
Outra iniciativa partiu da Urbs que fez a distribuição de tabelas de preços para os 2256 táxis de Curitiba com os números do disque-denúncia e de serviços de atendimento telefônico para recebimento de chamadas sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de violência contra as mulheres, como o da central 156 da Prefeitura de Curitiba, o disque 100 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal e o ligue 180 da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Participaram das ações educativas a prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, a secretária da Mulher, Roseli Isidoro, a diretora da URBS, Denise Sella, a presidente do Conselho Tutelar da Matriz, Maurina Carvalho e dirigentes das associações de rádio táxi.
Mirian Gonçalves destacou a participação dos taxistas que concordaram em colaborar com a campanha da prefeitura de Curitiba. “Hoje temos uma ação muito importante com a adesão dos taxistas à campanha. Sabemos da penetração que essa categoria tem na sociedade e quanto é importante os táxis circularem com esse apelo e divulgando os números de telefones de contato incentivando as pessoas a denunciar atos de violência”, afirmou a prefeita. Atualmente as seis centrais de rádio táxi representam 1800 dos 2256 táxis que circulam em Curitiba.
Divulgação
A partir de segunda-feira (20), as centrais de táxi (Sereia, Lig Táxi, Faixa Vermelha, Teletáxi, Rádio Táxi Curitiba e Rádio Táxi Capital) ajudarão na distribuição do material para seus associados. Até o final da próxima semana, a URBS acredita que toda a frota de Curitiba já estará levando às ruas a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e de enfrentamento à violência contra a mulher.
Nos próximos dias, os passageiros locais e turistas também encontrarão os slogans e informações da campanha em versos de recibos, de cartões de visita, encostos de assentos, adesivos e folders que ficarão disponíveis nas bolsas plásticas dos táxis. “Muitos corações serão tocados pelas informações carregadas nos táxis. O ato de adesivar a campanha nos carros pode ser silencioso, mas dará eco a muitas ações e a uma causa pela qual a necessidade de agir é gritante”, informa a secretária Roseli Isidoro. “Vamos atingir pelo menos 1,8 milhão de pessoas/mês, que é o volume de passageiros transportados pelas seis centrais, praticamente a população da cidade toda, e temos certeza de que o alcance será ainda maior”, completou.
Para a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, os taxistas entenderam a necessidade de auxiliar a Prefeitura na divulgação do trabalho. “Mais do que disseminar os números de telefone, o importante é divulgar que os taxistas são nossos aliados nesta campanha. Eles compraram a ideia, demonstrando estarem realmente preocupados com nossas crianças e adolescentes. Isso é o fundamental desta parceria”, afirmou Marcia.
O presidente da Rádio Táxi Sereia, Julcimar Zambon, disse que a classe dos taxistas se sente satisfeita e grata com o chamado da administração municipal. “Os taxistas estão diretamente ligados ao povo, no transporte da população, e um projeto como esse valoriza a todos nós, fazendo com que a classe sinta como é útil à sociedade”, afirmou. Lucimara Vicente de Souza, taxista há quase quatro anos, também concorda com essa ação. “A melhor coisa é divulgar os números do disque-denúncia para que se acabe com essa violência contra as crianças indefesas e contra as mulheres”, disse.
O presidente da Lig Táxi, Luiz Carlos Kubitzki, acredita no engajamento da categoria. “Essa campanha terá sucesso não apenas por causa do nosso compromisso de associação, mas pelo engajamento de cada um dos motoristas. É um marco. Daqui a alguns anos, vamos lembrar e dizer com orgulho que fizemos parte de uma campanha realmente séria e que mudou a realidade”, comentou. Kubitzki foi um dos taxistas que participou do seminário municipal de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, realizado na sexta-feira (17) na Universidade Positivo, e acredita que com a soma de esforços será possível aumentar o número de denúncias formalizadas e reduzir os indicadores deste tipo de violência em Curitiba.
Aniversário
Antes de participar do adesivaço na rodoferroviária de Curitiba, a prefeita em exercício compareceu à comemoração dos 16 anos da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa. Ao lado de Marcia Oleskovicz Fruet, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, e do administrador regional da Matriz, Mauricio Figueiredo Neto, Mirian Gonçalves cortou o bolo de aniversário que foi distribuído à população presente à festa.
Uma série de serviços, atividades recreativas e atrações musicais também fizeram parte das festividades deste sábado na Praça Rui Barbosa. Foi possível fazer a carteira de trabalho e receber orientações sobre temas como educação para o trânsito, saúde, educação ambiental e direitos da mulher.