“I ENCONTRO DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES”


Evento aconteceu na Câmara de Vereadores
Evento aconteceu na Câmara de Vereadores
Aconteceu nessa sexta-feira (17) o “I Encontro de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes” com a psicóloga Ligia Vezzaro Caravieri, coordenadora do Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância ABCD) na grande São Paulo. Ligia é psicóloga especialista em Psicologia Clinica e em violência doméstica contra criança e adolescente, é pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Atendimento, prevenção, capacitação e gestão de projetos na temática da violência doméstica e sexual são suas especialidades, além de ser autora de cartilhas e artigos sobre o assunto.
A Secretaria de Promoção e Assistência Social através de seu secretário Ari Guimarães Soares e equipe organizou este encontro com intuito de capacitar os agentes da rede assistencial do município para reforçar o aprendizado na questão de prevenir e identificar algum ato de violação dos direitos sexuais que possam envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
Segundo Ligia algumas medidas devem ser tomadas de forma a prevenir este tipo de violência: “O ideal é que haja um trabalho continuo de prevenção com as famílias em vulnerabilidade social, as crianças e adolescentes tem que ser assistidos diariamente e os sistemas de denúncias também devem ser incentivados” disse.
A programação contou com palestra e debates entre os participantes durante todo o dia, com intervalo para almoço confraternizando as assistentes sociais, membros de associações como APAE, CONSEG, abrigos, Conselho Tutelar e outros, e ainda com a presença dos Secretários: de Educação Tamiko Inoue, de Assuntos Sobre Drogas Valeska Linjardi e Assuntos Parlamentares Fernando Magno, dentre outras autoridades.
Para o secretário de Promoção Ari Guimarães Soares, suspeitas ou até algum conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve ser denunciados: “Estamos fazendo nosso trabalho da melhor forma possível e buscando qualificações diariamente, mas gostaríamos de contar com a colaboração de toda a população também”.
Com o lema “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, um material didático foi distribuído para cada participante juntamente com uma camiseta estilizada, o material continha algumas dicas para proteção das crianças e adolescentes e o desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito, com alusão ao dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.
Porque no dia 18 de maio?
Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convoca-la para o engajamento pelos direitos e na luta pelo fim da violência sexual. Portanto, esse é um dia em que toda a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.
Secom/Prefeitura