Abuso sexual: após 24 casos só nesse ano, Camboriú organiza semana de prevenção


publicidade

Após a cidade de Camboriú registrar só este ano, 24 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, o Núcleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia organiza na próxima semana uma programação intensa, voltada à prevenção. Haverá apoio e colaboração de outras entidades da cidade como Conselho Tutelar e CRAS.

O coordenador do Núcleo, Manoel Mafra lembra que dos casos registrados em 2013, 22 foram contra meninas, a maioria entre 6 e 11 anos. “Durante os encontros vamos abordar o perfil das vítimas e como pais e professores podem ajudar na prevenção, já que constatamos que 95% dos abusos são cometidos por pessoas conhecidas da família”, comentou.

Nas palestras, o Núcleo vai orientar os familiares e multiplicadores como conversar com as crianças, instruir que elas não guardem segredos com pessoas de fora e como explicar que certas partes do corpo que não devem ser tocadas por estranhos.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual será no dia 18, mas já a partir de segunda-feira (13), a cidade vizinha inicia um calendário de ações.

Acompanhe:


Segunda feira (13) - Palestras em escolas - Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual.
Entidades envolvidas: Conselho Tutelar de Camboriú - CRAS e Núcleo de Prevenção às Drogas e Pedofilia.

Terça feira (14) - Palestras em escolas - Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual.
Entidades envolvidas: Conselho Tutelar de Camboriú - CRAS e Núcleo de Prevenção às Drogas e Pedofilia.

Quarta Feira (15) - Combate à Exploração Sexual.
Entidades Envolvidas: Polícia, Conselho Tutelar de Camboriú e Núcleo de Prevenção às Drogas e Pedofilia.
Local: Não será divulgado

Sábado (18): Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual.
Entidades Envolvidas: Conselho Tutelar de Camboriú - CRAS - CREAS - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Núcleo de Prevenção às Drogas e Pedofilia.
Local:Bairro Conde Vila Verde – Frente a Escola Abalor Américo Madeira.

Atividades: Durante todo o dia serão distribuídos material informativo. A população poderá fazer denúncias e tirar dúvidas. No local além de conselheiros Tutelares haverá assistentes sociais e psicólogos.
Quinta, 9/5/2013 11:26.