Começa nesta segunda (29) a Oficina de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual para funcionários de hotéis de Salvador promovida pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca-Bahia).
A oficina vai até terça-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h, no Hotel Portobello, em Ondina, com o apoio da seção baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Mata de São João e Itaparica serão as próximas localidades a receber o treinamento de 16 horas. A meta é capacitar 300 profissionais.
A ação integra o Projeto de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Lançado no último mês de março, o projeto tem como objetivo sensibilizar os profissionais que atuam no receptivo turístico na Bahia, além de qualificá-los para reconhecer as situações de risco, tendo em vista, principalmente, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
Campanhas – A Setur participa do Comitê de Enfrentamento e Combate à Exploração Sexual, composto por mais de 70 instituições governamentais e não governamentais, e está alinhada ao Programa Turismo Sustentável e Infância, do Ministério do Turismo, além de apoiar as campanhas do Ministério Público.
“Agora, junto com o Cedeca, estamos oferecendo um curso para que os trabalhadores do trade saibam como lidar com essas situações nos seus estabelecimentos. É uma ação preventiva”, destaca a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães.
Para o coordenador executivo do Cedeca, instituição responsável pelo treinamento, Waldemar Oliveira, duas atitudes são necessárias no combate à exploração sexual: não permitir a entrada, no estabelecimento, de turistas (que não sejam os pais ou responsáveis) acompanhados de adolescentes e que a rede hoteleira possa expandir os conhecimentos do curso aos seus fornecedores.