Prefeitura tenta reaver recursos para UPA Morada do Ouro


Prefeito Mauro Mendes quer reaver verba perdida por falha da gestão Galindo.

 Após perder recursos na ordem de R$ 5 milhões, que deveriam ter sido aplicados em obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) garante que irá tentar reaver o montante. O assunto será discutido na próxima semana, durante reunião em Brasília. “Na semana que vem tentarei falar com o ministro Alexandre Padilha ou com o secretário de Atenção a Saúde, Helvécio Magalhães. Essas medidas poderão ser analisadas e resolvidas", acredita. 


     Mauro afirma que tentará restabelecer a liberação dos recursos, pois a perda pode comprometer o atendimento básico da Saúde em Cuiabá. O prefeito ainda justifica que os valores farão falta para o custeio de algumas contas do setor . “Mas estamos trabalhando para reverter a situação. Já tivemos reuniões com técnicos do Ministério da Saúde e estamos trabalhando uma forma de recuperar esses recursos”. O encontro aconteceu na última sexta (12). 


     Por outro lado, o secretário municipal de Saúde Kamil Fares (PDT) garantiu que a compra de medicamentos e equipamentos não será prejudicada. “Não vão faltar medicamentos ou equipamentos. O problema reflete no custeio mensal da rede que atende ao SUS, inclusive o Pronto Socorro e os hospitais conveniados”, lamenta.

       O valor era referente aos meses de novembro e dezembro de 2012 e deveria ser aplicado ainda durante a gestão Chico Galindo (PTB), em obras na UPA da Morada do Ouro, que já deveria estar prontas na ocasião. Ao verificar que a UPA ainda não estava ativada, o Ministério bloqueou o montante.

      Outro lado

      O ex-prefeito Chico Galindo não foi localizado para comentar o bloqueio de recursos. Os telefonemas da reportagem não tiveram retorno. 

Por: Nayara Araújo
Fonte: RD News