População demonstra força e comparece a audiência do transporte coletivo de Várzea Grande


Quase duas centenas de pessoas, entre vereadores, representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada e presidentes de bairros, debateram na manhã desta terça-feira (16-04-13), no plenário da Câmara Municipal, a situação do transporte coletivo de Várzea Grande e as soluções a serem buscadas junto à empresa detentora da concessão de exploração do serviço e sua ampliação.

A vereadora Miriam Pinheiro (PHS),presidente da Comissão de Educação, Cultura, Assistente Social e Saúde, foi a organizadora do evento que contou com apoio de vários colegas parlamentares.   

Desde a sua posse, em 01 de janeiro deste ano, Miriam mostrou interessada pelo assunto, já que, segundo ela, é motivo de muitas reclamações da população usuária do sistema de transporte coletivo.

O que se ouviu durante a Audiência Pública, que teve início às 09 horas, foram reclamações quanto a falta de transparência no aumento da tarifa, a jornada dupla de motoristas, a pouca qualidade do serviço, a inexistência do Conselho de Transporte, o monopólio do transporte público e o não cumprimento de horários de circulação dos ônibus.

 Miriam Pinheiro disse que é chegado o momento de dar um basta nessa situação. “A ineficiência do transporte coletivo em nossa cidade penaliza a população. Mesmo os que não utilizam os ônibus para se locomover de um lado ao outro da cidade sofre com isso. É o funcionário que chega atrasado ao trabalho, é a empregada que chega fora de hora e atrapalha a programação da patroa e assim segue. É uma bola de neve, respinga sobre todos”, destacou a vereadora.

“Minha gente, a copa está ai. Pergunto a todos, esse é o serviço que vamos oferecer a quem nos visitar? Com que cara vamos recebê-los? O VLT vai atender uma linha tronco, mais de 90% da cidade vai depender é de ônibus”, falou a parlamentar.

Representando o Sintep-VG e o PT municipal, a professora Cida Cortêz enfatizou que a audiência desta terça-feira é um marco. Abre-se um novo tempo em Várzea Grande. ‘’Quando a população é chamada para opinar sobre um serviço que está ligado diretamente a ela”, elogiou a sindicalista.

O vereador Pedro Taques Tolares, o Pedrinho, disse ver com tristeza a ausência de muitas autoridades. “Muitos que deveriam estar aqui apoiando a iniciativa e dando até contribuição ao debate, preferiram virar as costas. O problema não é deles, é do povo, devem pensar essas pessoas. Elas se esquecem de que o povo é que faz a cidade, que dá vida a ela”.

Gonçalo Aparecido de Barros, secretário municipal de Infraestrutura, ao fazer uso da palavra expressou sua preocupação com o sistema de transporte coletivo do município. Para ele, é essencial a implantação do transporte alternativo de passageiros, explorado por vans.

O deputado estadual Emanuel Pinheiro, do PR, enalteceu a iniciativa da vereadora Miriam Pinheiro de realizar a audiência para dar voz ao povo. “Discutir esse assunto é necessário. A vereadora Miriam demonstrou muita coragem para romper paradigmas, já que este conceito não era uma prática exercida por muitos que se dizem representantes do povo”, testemunhou.

As propostas apresentadas foram catalogadas pela assessoria da vereadora que vai debater com seus colegas e caso encontre respaldo, poderá resultar em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que terá como outra vertente a validade do contrato de concessão do serviço a empresa União Transportes.

Vereadores que prestigiaram a audiência BENEDITO FRANCISCO CURVO (PSD) - PERY TABORELLI DA SILVA FILHO (PV) - PEDRO PAULO TOLARES (PSD) - SUMAIA LEITE DE ALMEIDA GUIMARÃES (PRB) - CLAIDO CELESTINO BATISTA (PRB) - VALDEMIR BERNARDINO DE SOUZA (DEM) - FÁBIO SAAD (PRTC) chegou no final dos trabalhos - IVAN DOS SANTOS OLIVEIRA (PT)  e MIRIAM DE FÁTIMA NASCHEVENG PINHEIRO (PHS).

Vereadores ausentes: ANTONIO GONÇALO PEDROSO MANINHO DE BARROS (PSD) - CALISTRO LEMES DO NASCIMENTO (PMDB) -  GIDENOR ANSELMO DE MENESES (PTB) - HILTON GUSMÃO ALVES (PV) - JOÃO MADUREIRA DOS SANTOS (PSC) - JOÃO TERTULIANO DE BARROS FILHO (DEM) - JOAQUIM ANTUNES DE SOUZA (PMDB) -  KALIL SARAT BARACAT DE ARRUDA (PMDB) - LEONARDO NORBERTO CARNEIRO MAYER (DEM) - MIGUEL BARACAT NETO (PT) - WALDIR BENTO DA COSTA (PMDB) Presidente da casa - WANDERLEY CERQUEIRA (PSD).