SOCIAL
Pedofilia: Secretário Municipal do Maio condenado a pena suspensa e a indemnizar vítima27 Abril 2013
O Secretário da Câmara Municipal do Maio foi condenado a três anos de prisão, suspensos por um período de quatro anos e seis meses. José Maria Barbosa, que se envolveu sexualmente com uma ex-aluna de 14 anos, terá ainda que indemnizar a vítima, no montante de 150 mil escudos. Mas toda a pena poderá vir a ser revista, caso o abusador sexual importune a vítima ou os seus familiares.
O caso veio à tona em finais de Setembro, quando o irmão da vítima, estudante em Portugal, suspeitou das conversas no Facebook entre a menor e o seu antigo professor. Denunciou os factos à mãe, que apresentou uma queixa ao Tribunal contra o então Secretário Municipal, que lhe aplicou Termo de Identidade e Residência. José Maria Barbosa foi ainda proibido de sair do país e de contactar os familiares da menor.
Mas o envolvimento dos dois já acontecia há algum tempo. Fontes na ilha garantiram ao asemanaonline que a adolescente era vista com frequência nas instalações da AM do Maio, onde visitava José Maria Barbosa. Os dois foram vistos também em passeios pelas ruas da cidade de Porto Inglês.
Ousadias que valeram ao ex-secretário municipal uma condenação de três anos de prisão, com pena suspensa, e o pagamento de uma indemnização no valor de 150 mil escudos. Entretanto, esta sentença poderá ser revogada, caso Barbosa importune a vítima e os familiares que apresentaram queixa, o que já aconteceu pelo menos uma vez. As autoridades advertiram o abusador, que, caso a situação se repita, poderá ser detido.





