Mauro Mendes tenta desbloquear R$ 5 milhões em recursos da Saúde

Prefeito se reuniu com técnicos do Ministério da Saúde para achar solução 


Bloqueio de recursos aconteceu por UPA não ter sido concluída a tempo do envio das verbas. (Foto: Secom Cuiabá).

O prefeito Mauro Mendes se reuniu na sexta-feira (12) com técnicos do Ministério da Saúde, em Cuiabá, na tentativa de encontrar uma solução para o desbloqueio de recursos no valor de R$ 5 milhões do setor. 

O bloqueio dos recursos se deu em virtude de obras que não ficaram prontas, conforme o estipulado pelo cronograma. Os valores que ficaram impedidos de serem utilizados eram referentes aos meses de novembro e dezembro e haviam sido liberados para custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, que encontrava-se desativada na ocasião - quando já deveria estar pronta.  

“Vai fazer falta para os pagamentos de algumas contas da saúde, além de complicar a locação de recursos junto ao Ministério. Mas estamos trabalhando para reverter a situação. Hoje tivemos reuniões com técnicos do Ministério da Saúde e estamos trabalhando uma forma de recuperar esses recursos, afirmou Mauro Mendes. 

O secretário Municipal de Saúde, Kamil Fares, explicou que a compra de medicamentos e equipamentos não será prejudicada. “Não vão faltar medicamentos ou equipamentos. Atrapalha nosso custeio mensal da rede que atende ao SUS, inclusive o Pronto Socorro e os hospitais conveniados, mas estamos trabalhando para reverter isso”, disse. 

Na próxima semana, o prefeito Mauro Mendes deverá discutir a questão em Brasília. “Na semana que vem tentarei falar com o ministro Alexandre Padilha ou com o secretário de Atenção á Saúde, Helvécio Magalhães. Essas medidas poderão ser analisadas e resolvidas. Temos que restabelecer a vinda desses recursos, pois isso pode comprometer o atendimento básico de Cuiabá”, afirmou.