Mauro está ‘abaixo das expectativas’ para 43,3% dos eleitores, revela Pesquisa KGM


Nota média obtida pelo prefeito foi de 5,29%, e na avaliação de ótimo a péssimo, resultados se equivalerem. No geral, 47% aprovam os primeiros 100 dias de Mendes e 36% o reprovam

KLEBER LIMA
O desempenho do prefeito Mauro Mendes (PSB) nos seus primeiros 100 dias de administração em Cuiabá, completados no último dia 10, estão abaixo da expectativa para 43,3% dos eleitores da Capital. É o que mostra pesquisa KGM realizada com exclusividade para HiperNotícias entre os dias 10 e 12 de abril. Já 38,3% dos entrevistados consideraram que a administração de Mauro Mendes está dentro das suas expectativas, e outros 5,7% disseram que o prefeito está acima das suas expectativas.
Editoria de Artes/Hipernoticias
Entre os entrevistados que declararam ter votado em Mendes no segundo turno das eleições do ano passado, o desempenho do atual prefeito melhora, mas piora entre os que declararam ter votado em Lúdio Cabral (PT).Entre seus eleitores, o desempenho do prefeito foi avaliado como acima da expectativa por 7,8%; dentro da expectativa para 48%; e acima da expectativa para 32,7%.Já para os que declararam ter votado em Lúdio Cabral o quadro se inverte: 60,7% dos eleitores de Lúdio disseram que Mauro Mendes está abaixo das suas expectativas; 24,3% que está dentro das suas expectativas; e 2,3% que está acima das suas expectativas.APROVA X REPROVAA KGM também avaliou o desempenho do prefeito por outros indicadores. Na avaliação mais objetiva, pediu aos eleitores que dessem uma nota para os primeiros 100 dias de Mauro Mendes. Nesta bateria, a nota média do prefeito foi de 5,29, sendo que as notas zero somaram 10,5%, e as notas 10 atingiram 4%, considerando-se os dois extremos.
Editoria de Artes/Hipernoticias
Na avaliação subjetiva, na qual se adota uma escala de ótimo a péssimo, as positividades de Mauro Mendes se igualaram às suas negatividades.A soma de bom e ótimo do prefeito atingiu 41,8%, com 3,2% de ótimo; enquanto o ruim e péssimo resultaram em 41,2%, chegando a 17% de péssimo.Também neste caso a avaliação do prefeito varia em função dos eleitores que lhe deram o voto no segundo turno ou ao seu adversário.Os que votaram em Mauro lhe deram 55,2% de bom e ótimo, enquanto os que votaram em Lúdio Cabral 60,1% de ruim e péssimo. A KGM não dá a opção de “regular” para evitar camuflagem na manifestação do entrevistado.AVALIAÇÃO
Editoria de Artes/Hipernoticias
Como o objetivo da pesquisa é verificar a real avaliação dos entrevistados, a KGM também aplica uma terceira bateria, perguntando aos respondentes se, de uma maneira geral, se eles aprovam ou reprovam os primeiros 100 dias da administração do prefeito.Nesta questão, Mauro Mendes foi aprovado por 47% dos entrevistados, sendo que 36% o reprovaram, e outros 17% não responderam ou não souberam avaliar.Mauro foi aprovado por 60,7% dos entrevistados que declararam ter votado nele no segundo turno da eleição do ano passado, e reprovado por 25,4% de seus próprios eleitores.Já entre os eleitores que declararam ter votado em Lúdio Cabral, Mauro foi aprovado por 27,7% e reprovado por 53,2%.
Editoria de Artes/Hipernoticias
METODOLOGIA
A KGM ouviu 600 eleitores do município de Cuiabá, em todas as regiões da cidade, entre os dias 10 e 12 de abril. A pesquisa foi domiciliar, e os entrevistados foram estratificados por amostras representativas dos eleitores, por idade, sexo, escolaridade, renda e local de moradia. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro admitida é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.