Parlamentar 'namora' com o Mobilização Democrática (MD); definição deve sair até o fim da semana
KARINE MIRANDA
O vereador Onofre Ribeiro (PSB) está visivelmente descontente com seu partido e sinaliza migração para a nova sigla, o Partido Mobilização Democrática (MD). Sem esquecer a situação vivida em janeiro na eleição da mesa da Câmara Municipal, o vereador está desgostoso e tende a definir sua saída até o fim desta semana.
Segundo Onofre, sua “relação (com o PSB) estremeceu, abalou e hoje praticamente não existe relacionamento”, afirma.
Na época da eleição, o vereador colocou a disposição para disputar a mesa, mas foi surpreendido pela deliberação do prefeito Mauro Mendes (PSB) de optar, de última hora, pelo vereador Adilson da Levante (PSB) para encabeçar a chapa contra o atual presidente da Casa, João Emanuel (PSD).
Desde a ocasião, Onofre sente que “existe por parte do partido uma discriminação ao meu nome em função da eleição da mesa”, garante.
Ele lembra que ajudou a “eleger este prefeito que aí está” e que não foi retribuído a contento.
“Ajudei muito, trabalhei muito, sofri bastante para que pudéssemos chegar ao nosso objetivo, mas em função da mesa [...] nunca mais fui convidado para nenhuma reunião do partido. Não sei nem se o partido se reuniu nesse período”, aponta.
|
O pedido foi feito pelo líder do Partido Popular Socialista (PPS), Percival Muniz, na última sexta-feira (19) e tem dado ao vereador motivos para sorrir.
“Há conversações. Fiquei lisonjeado com o convite por se tratar de um partido onde tenho muita afinidade com as pessoas que estão se filiando a este partido e liderando esse movimento.”, aponta transparecendo certo apreço pela idéia.
PRAZO BUROCRÁTICO
Questionado se já chegou a uma definição, Onofre explica que “vou discutir isso com a minha base, com companheiros". "Existe hoje um protocolo de intenções que estamos aguardando. Acho que tenho um prazo de 30 dias que se abre essa janela”, esclarece.
No entanto, ao que tudo indica, o vereador ainda não se definiu devido à apreensão burocrática com relação ao MD.
“Eu ainda tenho certa preocupação, porque se cogitou talvez a impossibilidade de isso ser uma janela por se tratar de uma fusão e não criação de um novo partido. Há quem diga que isso não pode. Mas hoje vi a deputada Luciane (Bezerra) demonstrando confiabilidade em relação a isso e fiquei mais tranquilo”, justifica.
Embora o vereador protele em comunicar sua decisão, ele assegura que definirá seu rumo entre os próximos dias 25 e 26. “A gente está analisando com bons olhos. A gente tem reunião marcada com o Percival e com Luciane. Se vai avançar ou não, depende dessa conversa”, finaliza.
Além de Onofre, foram convidados para o Mobilização Democrática o vereador Faissal Calil (PSB), os deputados Antonio Azambuja e Ezequiel Fonseca (ambos do PP), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Adalto de Freitas, Daltinho (PMDB), além do senador Pedro Taques (PSD).





