Câmara tem avaliação negativa de 48% dos eleitores, aponta pesquisa KGM


Pesquisa também mostra que 51% dos eleitores não sabem em que votaram menos de seis meses atrás, e Toninho de Souza aparece como o “melhor” e o “pior” vereador de Cuiabá

KLEBER LIMA 


Quarenta e oito por cento dos eleitores de Cuiabá avaliam negativamente a atuação da Câmara de Cuiabá nos primeiros 100 dias de legislatura. Destes, 32,2% consideram péssima a atuação da Câmara, e outros 15,8% a consideram ruim.

Já para 22% dos entrevistados, a atuação da Câmara é positiva, sendo 1,7% de ótimo e 20,8% de boa. Outros 29,8% não souberam responder à questão.

Os dados são de pesquisa da KGM, feita com exclusividade para HiperNotícias para avaliar a atuação do prefeito Mauro Mendes (PSB) e da Câmara de Cuiabá nos primeiros 100 dias de atuação de ambos, completados no último dia 10.
Hugo Dias/Editoria de Artes/HiperNotícias

MELHOR VEREADOR

A pesquisa mediu também a percepção dos eleitores entrevistados sobre o melhor e o pior vereador.

Toninho de Souza (PSD) foi apontado como o melhor vereador da atual legislatura, com 3,3% das indicações. Em segundo lugar ficou o presidente da Casa, João Emanuel (PSD), com 2,3%, e em terceiro o peemedebista Domingos Sávio, com 1%.

Neste quesito, 86% dos entrevistados não souberam indicar nenhum vereador.
Hugo Dias/Editoria de Artes/HiperNotícias

PIOR VEREADOR

Já na lista dos piores vereadores, Toninho de Souza também apareceu em primeiro lugar, com 2,5% das indicações. Entre os nomes válidos, o segundo e terceiros colocados entre os piores foram, respectivamente, Júlio Pinheiro (PTB) e Adevair Cabral (PDT), ambos com menos de 1%. Nesta bateria, 91,3% não souberam responder.

A KGM explica que nas baterias espontâneas é comum serem citados nomes de outras pessoas que não são necessariamente objeto da avaliação. Nesse caso, por exemplo, apareceram tanto nas listas de melhor e pior vereador nomes de ex-vereadores, deputados, entre outros.

51,8% NÃO SE LEMBRAM EM QUEM VOTARAM

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles se lembravam em quem havia votado para vereador ano passado, e 39,5% declararam não se lembrar. Somando-se a outros 12,3% que não souberam responder, o universo de pessoas que não sabem em quem votaram para vereador menos de seis meses depois das eleições chega a notáveis 51,8%.

Entre os que souberam responder, o primeiro colocado foi João Emanoel (2,8%), Juca do Guaraná    (2,3%), Everton Pop (2,2%) e Domingos Sávio    (2%).

METODOLOGIA

A KGM ouviu 600 eleitores do município de Cuiabá, em todas as regiões da cidade, entre os dias 10 e 12 de abril. A pesquisa foi domiciliar, e os entrevistados foram estratificados por amostras representativas dos eleitores, por idade, sexo, escolaridade, renda e local de moradia.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro admitida é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.