Antônia Lúcia quer discutir em Brasília casos de pedofilia no Acre


Mariano Maciel, direto de Brasília

 

Jogou pesado

A deputada Antônia Lúcia jogou pesado ao requerer audiência pública, na Comissão dos Direitos Humanos, para que algumas autoridades acreanas prestem esclarecimentos quanto ao andamento das investigações sobre pedofilia em Rio Branco.
* “É preciso saber por que essas autoridades são tão omissas diante de um problema tão grave” – justificou.

Convite

O delegado-Geral de Polícia Civil, Emilson Farias de Souza, o secretário de Segurança Pública, Rení Graebner, o defensor público Dion Nóbrega Leal, o juiz da Infância e da Juventude, Romário Divino Farias, entre outros, serão convidados pelo colegiado para prestarem esclarecimentos sobre os casos de pedofilia no Acre.
* A audiência pública ainda não tem data definida.

Alerta

Diante dos inúmeros protestos, o presidente da CDHM, deputado Marco Feliciano (PSC-SP) passou a monitorar as manifestações contra ele. Como as convocações são feitas por meio das redes sociais, assessores do deputado acompanham os movimentos pelo país.
* Onde há protestos, cancelam os compromissos naquele local.

Adeus tucanato

José Serra, ex-governador paulista, está prestar a bater asa do ninho tucano e pousar no PPS, ou melhor, no novo partido que resultará da legenda com o PMN.
* Depois de perder duas eleições presidenciais consecutivas, para Lula e Dilma, Serra chegou à conclusão de que não há mais espaço para ele no PSDB.

Financiamento público

O sistema político eleitoral brasileiro está falido e não atende aos princípios da democracia que o Brasil conquistou. A avaliação é do senador Jorge Viana, que  voltou a defender a reforma política.
* Ele disse que o Congresso Nacional deve colocar o financiamento de campanha no centro das discussões nacionais.

Chegou até Lula

A Procuradoria da República no Distrito Federal protocolou pedido de abertura de inquérito para apurar denúncias feitas pelo empresário Marcos Valério, condenado no Supremo, contra o ex-presidente Lula.
* A investigação deve começar ainda esta semana, segundo a Polícia Federal.

Defesa

Por meio de nota, o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, também condenado pelo STF, criticou a posição da Procuradoria e disse que o mensalão sequer existiu, e que não há elemento que justifique nova apuração sobre o caso.
* Para o ex-ministro, não há “qualquer prova” da existência do esquema e o próprio Supremo já se manifestou contrariamente à abertura de investigações para apurar as denúncias feitas por Marcos Valério contra Lula.

Maioridade penal

Cresce o clamor no Brasil para que a maioridade penal passe a valer aos 16 anos de idade. Nada mais justo. Se o menor de idade já pode votar prá presidente e, consequentemente decidir pelo destino do País, por que não pode responder pelos seus atos?
* No Senado, cresce o ambiente favorável à condenação penal de adolescentes perigosos, que são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.