Prefeitura adere a programa federal para prevenção ao crack em Cuiabá


Foto: Agência Brasil
Prefeitura adere a programa federal para prevenção ao crack em Cuiabá
Usuários de drogas agora contaram com o apoio do programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”. A prefeitura de Cuiabá aderiu ao programa nessa terça-feira (05). O programa unifica a participação de entidades ligadas a políticas públicas de prevenção, tratamento e reinserção social do usuário de crack e outras drogas. 


Sem licitação, prefeitura contrata nove empresas para combate à dengue
Mendes manda suspender salários de 'fantasmas' da Prefeitura de Cuiabá

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, afirmou que a metodologia usada pelo Ministério da Justiça “é extremamente benéfica para os municípios”.

De acordo com informações da assessoria da prefeitura, o projeto é realizado em três fases: prevenção, cuidado e autoridade. Uma metodologia que incluem tratamento adequado; orientação aos familiares e amigos; as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas.

A metodologia é baseada em três eixos principais: prevenção, cuidado e autoridade. Ou seja, dar tratamento adequado ao usuário de crack e outras drogas; oferecer cuidados àqueles que convivem com o indivíduo, como família e amigos; e elencar as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas.

Para o secretário José Rodrigues, o programa se destaca pelo cuidado que prevê com a família. “É um trabalho que une a família ao poder público. Não adianta tratar o usuário de drogas e deixar a família dele sem um novo horizonte. Por isso são previstos cursos de qualificação e programas de assistência social”, afirmou.

O secretário de Esporte, Carlos Brito, também falou da importância da atividade esportiva para a prevenção e inclusão dos usuários. “O esporte é uma maneira de estimular e mostrar a crianças e jovens que um novo caminho é possível. Mas também aparece no eixo de ‘cuidados’, pois os esportes também são uma espécie de terapia para quem passa por uma situação difícil”, explicou.

Durante a apresentação feita por videoconferência, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esclareceu o papel do governo federal nas ações a serem realizadas pelos municípios e estados, que segundo ele são o elo mais próximo com o cidadão. “Vamos ajudar os estados e os municípios a montarem uma rede completa de atendimento ao usuário de drogas e sua família. Vamos ajudar, principalmente, com os custeios dessas ações”, explicou.

A adesão da Prefeitura de Cuiabá deverá ser concluída nos próximos dias, quando passará a implantar os serviços.

Conheça mais sobre o programa.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com