José Riva:Com vitória na AMM, grupo de Riva se fortalece para 2014


Grupo de Pedro Taques queria chance de penetrar no interior do Estado

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Chiquinho do Posto venceu com apoio do deputado José Riva
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
A vitória do prefeito de Juscimeira (157 km ao Sul de Cuiabá), Valdecir Colle, o “Chiquinho do Posto” (PSD), sobre o prefeito de Alto Paraguai (218 km a Médio-Norte), Adair Alves (PMDB), na disputa pelo comando da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na quinta-feora (31), fortalece o grupo político do deputado e José Riva (PSD) para a disputa de 2014. 

Por consequência, o resultado do pleito enfraquece o grupo liderado pelo senador Pedro Taques (PDT).

Chiquinho foi eleito com os votos de 91 dos 141 prefeitos do Estado. Isso significa apoio maciço no interior, o que dá fôlego inicial ao seu grupo para articulações visando à dusputa pelo Governo do Estado.

A gestão do prefeito de Juscimeira na entidade, nos próximos dois anos, será fundamental para isso, pois os prefeitos podem se tornar grandes cabos eleitorais em seus municípios e na região.

O virtual candidato do grupo para o Governo do Estado em 2014 é o presidente da Assembleia, José Riva. Outro nome cotado é do vice-governador Chico Daltro (PSD).

A chapa vencedora da eleição na AMM contou também com o apoio do PR, que sonha em relançar o senador Blairo Maggi (PR) ao Governo.

Riva, no entanto, minimizou a importância da associação para os planos políticos das próximas eleições.

“Eu acho que isso não tem nada a ver. É uma disputa interna que não influencia. Afinal, os grupos são os mesmos”, avaliou, referindo-se ao fato de que o PSD e o PMDB são aliados no Governo, já que o primeiro pertence à base de sustentação de Silval Barbosa (PMDB) e tem o vice-governador.

“Não vejo que a vitória seja preponderante na construção de uma candidatura ao Governo. A AMM não pode ser um instrumento político de defesa da candidatura de ninguém, tem que ser de defesa dos municípios”, completou.

Riva, que tem o municipalismo como uma das principais bandeiras, se empenhou pessoalmente na eleição de Chiquinho.

Ao seu lado, ele teve o apoio de líderes do PR, como o deputado federal Wellington Fagundes e o ex-presidente da entidade e suplente de senador Cidinho dos Santos.

 Outro apoio significativo foi do PSB – em especial, do presidente da sigla, o deputado federal Valtenir Pereira.

Pivetta e Taques

O adversário de Chiquinho na disputa , Adair Alves, tinha como principal cabo eleitoral o cacique do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra.

O peemedebista tinha o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), na sua chapa e, por conta disso, o apoio do grupo ligado a Taques e ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).

Pivetta ensaiou lançar sua candidatura a presidente da AMM, mas acabou compondo com Adair para fazer frente ao grupo liderado por José Riva.

O fato de Valtenir ter se unido ao candidato do PSD foi o primeiro golpe na unidade do grupo político liderado por Taques, que é composto pelo PDT, PSB, PPS e PV, e se denomina movimento “Mato Grosso Muito Mais”.

Taques é o provável candidato do grupo ao Governo em 2014, e precisa adquirir penetração no interior, já que sua base eleitoral, essencialmente, é em Cuiabá.

Com a desistência de Pivetta em concorrer e, posteriormente, com a derrota do candidato aliado, o grupo do pedetista terá que buscar outras formas para conquistar espaço no interior de Mato Grosso, e viabilizar uma candidatura ao governo nas próximas eleições.
Mídia News

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com