José Riva (PSD) reabre trabalhos e chama atenção para as obras da Copa


Discurso foi feito durante a instalação da terceira sessão legislativa, que contou com a presença do governador Silval Barbosa

AL/MT


Espera-se muito de Mato Grosso com as obras da Copa do Mundo. A população está ansiosa e a responsabilidade é grande. Antes, havia um clima de desconfiança, que hoje está se transformando em otimismo. Essa análise foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), durante a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos, na manhã desta terça-feira (05). Na oportunidade, o governador Silval Barbosa (PMDB) entregou ao parlamentar, o relatório sobre os desafios de Mato Grosso para 2013 e pontuou as dificuldades e avanços obtidos nos anos anteriores.

Riva explicou que o otimismo surge graças aos projetos que estão sendo executados e os que estão por vir, todos prometem revolucionar o desenvolvimento de Mato Grosso. Um deles é o MT Integrado, que vai interligar por asfalto 44 cidades, ainda não contempladas.

“São obras que vão marcar a história de Mato Grosso, ao longo de toda a sua existência”, disse o presidente. Citou que 97 municípios já estão integrados com asfalto, faltando um terço para totalizar e espera que isso ocorra nos próximos dois anos.

Entre os desafios da Casa de Leis, Riva garantiu que o colegiado vai acompanhar, desde o nascedouro do processo de licitação, até a entrega dessas obras como parceira do Executivo, mas fiscalizando a execução e cobrando a conclusão nos prazos determinados. “Sabemos da intenção do governo de que as obras saiam no tempo esperado”, complementou.

Outra grande expectativa, segundo Riva, se refere às obras de pontes, um dos graves problemas do estado, presenciado pelos deputados que frequentam semanalmente as cidades do interior e conhecem bem a realidade de cada uma. Tanto que aprovaram no ano passado, a contratação de empréstimos para serem investidos na construção de pontes de concreto. O presidente do legislativo disse que o déficit assusta diante das demandas, mas que o estado é muito viável, mas depende de logística e investimentos pesados na infraestrutura. A exemplo de municípios que todos os anos ficam interditados no período chuvoso.

“A realidade da região norte, não é diferente da região do Araguaia. Essa realidade só será superada com a execução do MT Integrado. Falamos não apenas no sentido de cobrar, mas é a constatação de onde precisamos superar”, avaliou Riva.

Também mencionou sua preocupação com o fortalecimento do MT saúde. A necessidade de os parlamentares discutirem a ampliação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que passa a ter garantias de aumento no repasse gradativamente conforme a Receita Corrente Líquida (RCL). Falou sobre a aproximação do cidadão ao acesso a Justiça, da atuação do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.

Pediu mais atenção para a Defensoria Pública, que segundo ele, precisa urgentemente de socorro, pois a considera um grande instrumento a serviço do cidadão. E cobrou dos poderes mais empenho para a reforma estadual, para enxugar a máquina pública. Outro pedido se refere aos núcleos sistêmicos, setor muito questionado por secretários, que, de acordo com Riva, provoca entraves nas ações das secretarias de Governo. “O secretário quer agir, mas fica engessado pelos núcleos sistêmicos”, afirmou, ao lembrar que sempre questionou a criação e que o cidadão não suporta mais aguardar por determinados serviços, diante da burocracia.

“Espero que este seja um ano de bons resultados. A Mesa Diretora vai procurar dar condições aos deputados de exercer bem o mandato, pois o Poder Legislativo não é este prédio, é todo Mato Grosso. Temos a radiografia permanente deste estado. Cada um sabe o que está acontecendo nas regiões. É importante que os deputados continuem atentos”, concluiu.

ROTINA DA AL – Riva também reafirmou o compromisso de dar continuidade aos instrumentos executados na Casa de Leis, para melhorar o atendimento ao cidadão. E destacou a importância das Câmaras Setoriais Temáticas, audiências públicas, como oportunidades de a sociedade organizada participar das discussões, como a do código tributário estadual. O mesmo será feito à elaboração da Lei de Eficiência Pública. Também quer fortalecer ainda mais a Escola do Legislativo, ampliar atendimentos no Espaço Cidadania e o sinal da TV Assembleia.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com