Um grupo que representa as vítimas dos abusos sexuais cometidos em instituições católicas na Irlanda encarou a renúncia do Papa Bento XVI esta segunda-feira como um motivo de «celebração». Em causa está a passividade do Sumo Pontífice perante os crimes de pedofilia.
«Este Papa teve uma grande oportunidade de abordar décadas de abusos na Igreja, mas no final das contas não fez nada mais que prometer tudo e, definitivamente, não fazer nada», acusou John Kelly do grupo Survivors of Child Abuse («Sobreviventes de Abusos contra Crianças», em tradução livre).
Recorde-se que a Irlanda, tradicionalmente Católica, foi surpreendida por vários relatórios que revelaram décadas de abusos contra crianças por parte do clero, crimes que foram «cobertos» pela hierarquia da Igreja.
«Pedimos ao Papa sanções contra as ordens religiosas que cometeram os abusos e os líderes religiosos da Irlanda que permitiram que isto acontecesse mas, para a nossa consternação, não aconteceu nada», sublinhou.
Aquele grupo, a par com outros de natureza semelhante, tem pedido ao Vaticano que tome providências para que os criminosos do clero sejam levados à Justiça.
«A Igreja deve reconhecer que tudo isto aconteceu. Deve reconhecer que deixou entrar o Diabo e residir no seu seio durante 50 anos, antes que as pessoas possam aceitar que mudou», comentou.
«A Igreja não pode avançar. A permanência no cargo deste Papa foi contaminada pelos escândalos e isto continuará até que o Papa aborde as raízes do problema», apontou Kelly.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=615386






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com