Depoimento de lobista e bate-boca na AL marcam a semana


Tentativa do PSDB de integrar base de Mendes também foi destaque

Secom/Câmara
Clique para ampliar 
Em depoimento, Rowles Magalhães acusou repórter de portal nacional
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
No meio político, a semana que passou foi marcada pela revelação do depoimento que o lobista Rowles Magalhães prestou à Polícia Civil, acusando um repórter do site UOL, do jornal Folha de S. Paulo, de chantageá-lo.

Ele afirmou ter pagado propina ao jornalista para que ele não publicasse matérias contra o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma das principais obras da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá.

Um bate-boca entre os deputado José Riva (PSD) e Emanuel Pinheiro (PSD), com troca de acusações, foi outro destaque no meio político do Estado.

Em Cuiabá, o destaque ficou por conta da tentativa (aparentemente frustrada) de vereadores do PSDB em barganhar apoio ao prefeito Mauro Mendes (PSB), em troca de cargos.

Confira os principais fatos da semana na Política:

Polêmicas no Governo do Estado

Conforme depoimento prestado à Polícia Civil e obtido com exclusividade pelo MidiaNews, o ex-assessor do vice-governador de Mato Grosso e lobista Rowles Magalhães Pereira Silva afirmou que pagou propina ao repórter Vinícius Segalla, do site UOL, para que este não publicasse notícias negativas em relação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O lobista disse, também, que foi chantageado pelo jornalista, durante contatos feitos no ano passado. Leia AQUI.

O deputado Ademir Brunetto (PT) voltou a insistir no rompimento do PT com o Governo de Silval Barbosa (PMDB). O petista entregou à imprensa cópia de um "dossiê", denunciando falhas administrativas do Governo, se disse perseguido por Silval com conivência dos petistas e até mesmo perdeu seu cargo no diretório da sigla. Leia AQUI.
Thiago Bergamasco
Ademir Brunetto mira contra Governo do Estado

O Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso encaminhou ao governador uma nota pedindo a exoneração imediata da secretária de Estado de Cultura, Janete Riva. De acordo com a entidade e mais 41 instituições ligadas a movimentos sindicais, igreja e meio ambiente, sete pessoas teriam sido libertadas de trabalho análogo à escravidão da Fazenda Paineiras, de propriedade da secretária, em julho de 2012. LeiaAQUI.

Silval descartou exonerar Janete. “Ela garante que está tudo dentro da legislação, que sua propriedade é modelo. A secretária, inclusive, convidou pessoas e a Justiça para conhecer o local. Ela está dentro da normalidade e eu não vou tomar nenhuma decisão precipitada”, disse. Leia AQUI.

A situação de acúmulo de funções e poderes do vice-governador Chico Daltro (PSD) provocou um bate-boca entre o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD). Os dois trocaram acusações na tribuna – Riva disse que Pinheiro acumula o recebimento de salário com aposentadoria, enquanto o republicano acusou o presidente de abusar de seu poder e censurar os deputados. Leia AQUI.

O Governo do Estado iniciará uma investigação a respeito do suposto superfaturamento na compra de 52 veículos Fiat Uno, entregues a diversos municípios esta semana por meio da Empaer. Segundo reportagem do jornal Circuito Mato Grosso, cada carro custou quase R$ 3 mil a mais que o preço de mercado. Leia AQUI.
Thiago Bergamasco/Reprodução
Emanuel Pinheiro e José Riva discutem na Assembleia


Eleições de 2014

A menos de dois anos para a próxima eleição, os partidos já começam a se organizar para disputar o Governo do Estado. O juiz federal Julier Sebastião da Silva, por exemplo, é a aposta do PT numa eventual disputa pela sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), segundo discussão realizada no encontro de líderes petistas. Lúdio Cabral e Ságuas Moraes também são opções da sigla. Leia AQUI.

O juiz também é alvo pelo PMDB, e se vê no meio da disputa entre as duas siglas. Leia AQUI.

O PSDB se prepara para montar uma aliança de oposição para disputar o Governo do Estado em 2014. De acordo com o presidente regional da sigla, Nilson Leitão, o partido fará parte de um grupo que discorda da atual administração do Estado, comandado por Silval Barbosa (PMDB). “Não sabemos se teremos candidato próprio a governador, mas faremos parte de uma aliança formada por pessoas que não concordam com esse Governo. Seria um desastrepara o partido entrar no Governo Silval ou ser uma continuidade dele”, disse o tucano. Leia AQUI.

O governador Silval Barbosa negou que exista, pelo menos por enquanto, a possibilidade de se candidatar ao Senado Federal, nas eleições de 2014 – ele afirmou que o seu projeto político é permanecer no cargo até o fim do mandato, em dezembro de 2014. Leia AQUI.


Base de Mauro Mendes
Secom/Câmara
Líder da bancada tucana, Lueci Ramos quer compor base de prefeito

A bancada do PSDB na Câmara Municipal de Cuiabá – composta de três vereadores: Lueci Ramos, Ricardo Saad e Maurélio Ribeiro – iniciou um processo de aproximação com o prefeito Mauro Mendes (PSB). Lueci revelou que a bancada tucana que têm interesse em compor a base de sustentação do prefeito, mas, em troca de apoio, eles querem uma participação no secretariado municipal. Leia AQUI.

A declaração provocou a ira do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que afirmou que a barganha “diminui o partido”. Leia AQUI.

Mendes, por sua vez, descartou a possibilidade de entregar cargos ao PSDB neste momento. “Meu secretariado já está completo e não há motivos para mudança agora”, disse. Maurelio também negou interesse na aproximação e afirmou que a posição externada por Lueci não é de bancada. Leia AQUI.

Enquanto isso, o vereador Faissal Calil (PSB), do mesmo partido do prefeito, criticou o “cabresto” dos vereadores da base. “Infelizmente tem vereador que já vem pronto para votar apenas o que o prefeito quer”, disse. Leia AQUI.


Problemas com a CAB

Pesquisa encomendada pela Prefeitura de Cuiabá apontou que, para a maioria dos cuiabanos, a qualidade dos serviços de água e esgoto na capital “continua igual” – ou seja, ruim. Leia AQUI.

A Câmara Municipal criou uma comissão para fazer um estudo do contrato de concessão que a CAB Ambiental tem com a prefeitura de Cuiabá. A empresa detém a concessão dos serviços de água e esgoto da Capital e vem sem alvo de muitas reclamações por parte dos consumidores. O vereador Toninho de Souza (PSD) preside da comissão, enquanto Faissal Calil (PSB) e Oséas Machado (PSDC) são membros. Leia AQUI.

Já o vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B) entrou com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra o reajuste de 14,9% na tarifa de fornecimento de água pretendido pela CAB. Leia AQUI.

Reprodução
CAB Ambiental entra na mira de vereadores

Aluguel polêmico
O prefeito Mauro Mendes (PSB) vai encerrar o contrato de aluguel do prédio que sedia a Procuradoria Geral do Município e a Auditoria e Controle Interno. O imóvel pertence ao irmão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), Altamiro Bello Galindo, e o aluguel custa R$ 157 mil por ano. Leia AQUI.


Posse na AMM

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que reúne os prefeitos dos 141municipios do Estado, está sob nova direção. O prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho do Posto” (PSD), tomou posse como presidente na última segunda-feira (18), e comandará a entidade até o final de 2014. Leia AQUI.
Mídia News

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com