Acusado de abuso sexual, cardeal britânico renuncia e não participará de sucessão de Bento XVI


O cardeal foi acusado de abuso sexual por três padres e m um ex-padre | Foto: Gavin Scott
Do Opera Mundi
Acusado de abuso sexual de quatro sacerdotes, o cardeal britânico Keith O’Brien renunciou nesta segunda-feira (25) ao cargo de arcebispo de Saint Andrews e Edinburgo, afirmando que não vai comparecer ao conclave de cardeais que vai eleger o sucessor do papa Bento XVI. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
O comunicado do Vaticano, com apenas numa frase, não faz referência às acusações.  Segundo a Rádio
Vaticano, o papa teria aceitado a renúncia do arcebispo de Edimburgo, com base no artigo 401 do Direito Canônico, ou seja, por motivos de idade. Como o cardeal completará 75 anos no dia 17 de março, Bento XVI teria usado este fato para aceitar a sua renúncia sem entrar em detalhes sobre as acusações contra ele.
Em comunicado, o clérigo disse que sua renúncia, apresentada em 18 de fevereiro, foi aceita pelo papa. A medida segue-se à publicação de uma matéria em um jornal britânico, no final de semana, que sugere que o cardeal teve relações “impróprias” com seminaristas quando era responsável por uma diocese décadas atrás.
“Eu peço a Deus bênçãos para meus irmãos cardeais que em breve se reunião em Roma para eleger o sucessor (de Bento XVI). Eu não me juntarei a eles pessoalmente para este conclave”, disse o cardeal em comunicado. ”Não quero que a atenção da mídia em Roma seja concentrada em mim, mas sim no papa Bento XVI e em seu sucessor”.
O’Brien contesta as acusações divulgadas pelo jornal britânico segundo as quais três padres e um ex-padre apresentaram queixas ao Vaticano, alegando que o cardeal agiu inapropriadamente com eles.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com