ACUSAÇÕES Governador Silval Barbosa exonera diretor do Detran

Após denúncias de irregularidades na nomeação do diretor do Detran, governador exonera Humberto Campos Silva do cargo

GERALDO TAVARES/DC
Giancarlo Castrillon afirmou que Campos havia feito compromisso de se afastar das autoescolas
PRISCILA VILELA
Da Redação

O governador Silval Barbosa decretou a exoneração do diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Humberto de Campos Silva, após denúncias de que ele seria proprietário de quatro autoescolas em Cuiabá. As acusações partiram do Sindicato dos Servidores (Sinetran), que apontou o ato como ‘imoral’ pela falta de compatibilidade entre as funções do então gestor.

O presidente do Detran, Giancarlo Castrillon, afirmou que sabia que Humberto Campos era dono das propriedades, contudo, que ele teria firmado compromisso com o governador Silval Barbosa (PMDB) de se desincompatibilizar até a data prevista para a publicação no Diário Oficial. Contudo, aparentemente por um problema de cumprimento de registro de documentos, a desfiliação não ocorreu. 



“Desde que foi ventilado o nome dele para a direção ele falou que iria se afastar. Eu não sabia que isso ainda não tinha sido feito e quando a denúncia foi feita, fui pessoalmente verificar as certidões e em seguida ao chefe de gabinete do governador para solicitar a exoneração”, afirmou.

Um novo nome para ocupar a diretoria de habilitação já foi escolhido. Trata-se de Charlie Amorim de Lima, indicado pelo próprio Departamento. Assim como Humberto de Campos, ele também pertence ao grupo do deputado estadual Mauro Savi (PR). O perfil dele, segundo Castrillon, é mais técnico e não há nenhuma incompatibilidade com o cargo com o qual agora ocupa.

Na última segunda-feira (28) Veneranda Acosta, presidente do Sinetran, registrou denúncia na Procuradoria de Justiça Especializada – Defesa da probidade, do patrimônio e da ordem tributária, no Ministério Público Estadual. Ele apontou que o registro de Campos Silva como diretor desrespeitava o quesito de impessoalidade exigido para o cargo, já que ele era dono de autoescolas, sendo ao menos duas ainda ativas, o que poderia causar um conflito de interesses.

“A lei adverte que pessoas que tenham sociedade, ou seja, funcionárias de empresas que tenham contratos com a administração pública devem ser vetadas para tais cargos. A nomeação dele é incompatível. O fato de ele ser dono de autoescolas e ex-presidente do Sindicato impede a impessoalidade que o cargo exige”, ressaltou.

Panorama – O Detran está sob novo comando desde o dia dois de janeiro, e Giancarlo castrillon afirma que já luta para renovar o cenário da pasta. Com gargalos imensos, pátios lotados de veículos apreendidos, soluções já estão sendo discutidas para reverter os problemas.

A realização de dois leilões já no primeiro semestre está sendo estudado para desafogar o pátio da autarquia e aumentar a arrecadação do órgão. “Vamos fazer reuniões com o governador para traçar as metas para 2013. Vamos fazer leilões para desafogar o pátio, aumentar arrecadação. Isso é o sonho de todo presidente que passou por aqui”.

Novos servidores também devem ser nomeados para dar maior fôlego no atendimento à população. No mais, as Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) devem ser reformadas. 


Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=425345

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com