Redação
Aproveitando-se da instabilidade interna vivida pelo PSB, o PR convidou o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, a retornar à sigla. O convite oficial foi feito pelo presidente do diretório estadual republicano, deputado federal Wellington Fagundes, durante solenidade de posse, realizada no dia 1º, e reforçado na última terça-feira.
“O bom filho à casa torna. O PR está de portas abertas para o Mauro. Somos parceiros, tanto que apoiamos a candidatura dele a prefeito”, declarou o parlamentar.
Mendes, porém, ainda não deu nenhuma resposta ao republicano. O empresário concorreu à prefeitura de Cuiabá pelo PR em 2008 e em 2009 deixou o partido para se filiar ao PSB. Na época, sua saída provocou “reviravolta” no cenário político e ele chegou a ser tachado de traidor por deixar a sigla que o apoiou durante eleição municipal do ano anterior.
Em 2010, Mendes candidatou-se ao governo do Estado, mas foi derrotado pelo governador Silval Barbosa (PMDB), cuja candidatura contou com o apoio do PR.
Polêmica – Desde que se filiou no PSB, Mauro Mendes e o presidente do diretório estadual da sigla, deputado federal Valtenir Pereira, já protagonizaram diversos desentendimentos.
O mais recente foi gerado por conta da decisão tomada por Valtenir de apoiar a candidatura da chapa de oposição ao prefeito na eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Seguindo orientação do deputado, os vereadores Onofre Júnior e Faissal Calil votaram em João Emanuel (PSD) para presidir a Casa, em detrimento do candidato do partido, Adilson da Levante. Por conta da atitude, os parlamentares correm o risco de ser punidos. Esta semana, o diretório municipal da sigla instituiu comissão de ética para avaliar o caso. O resultado deve sair nos próximos dias.