Novo prefeito de Cuiabá visitou ontem o Pronto-Socorro e anunciou medidas para minimizar os graves problemas por que passa o setor DC
| |
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), promete lançar nos próximos 10 dias um plano emergencial para resolver os principais problemas da saúde na Capital. O anúncio foi feito após visita surpresa ao Pronto-Socorro Municipal, um de seus primeiros atos de gestão, na manhã de ontem.
Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Kamil Fares (PDT), Mendes visitou as dependências da unidade de saúde. Ao deixar o local, onde permaneceu por uma hora e meia, ele apontou a falta de estrutura e a superlotação como fatores que interferem diretamente na qualidade dos atendimentos. A falta de médicos nas policlínicas também foi citada como agravante da delicada situação em que se encontra o setor.
“Viemos aqui hoje para mais uma vez constatarmos a triste realidade em que se encontra a saúde. Muitas coisas precisam ser feitas e esse diagnóstico foi levantado pela equipe de transição”, declarou.
Convocar os aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura para atender nas policlínicas é uma das medidas que o prefeito pretende colocar em prática para minimizar as consequências negativas geradas pela falta de atendimento.
“Antes disso, porém, vamos trabalhar para restabelecer as condições adequadas de trabalho e infraestrutura para desenvolvimento das atividades médicas e dos demais profissionais de saúde nessas unidades. Esse acordo já foi firmado de forma verbal com o Sindicato dos Médicos”, salientou.
As soluções avaliadas para melhorar, a curto prazo, os atendimentos na saúde incluem realização de convênios e mudança na forma de tratamento do fluxo dos atendimentos. A médio prazo, trabalha-se a construção de um novo Pronto-Socorro, uma das principais propostas de campanha do socialista.
Para assegurar os atendimentos no setor de pediatria da unidade de saúde, cujas obras de reforma estão em andamento, o prefeito estuda firmar parceria com a Santa Casa. Cada unidade possui 60 leitos pediátricos.
“A decisão de centralizar todo o atendimento nessa pediatria ou abrir isso com a Santa Casa será avaliada mais profundamente pelo secretário Kamil Fares, após dialogar com os profissionais da área”, disse o prefeito.
Segundo Fares, o plano emergencial terá como principal objetivo vencer questões burocráticas que dificultam a operacionalização das ações na saúde.
“Estamos estudando condições para agilizar os processos, pois o Estado é muito burocrático. Essa parte burocrática terá que ser agilizada para que possamos fazer as coisas de acordo com a lei e dar suporte aos atendimentos”, explicou.
AMAES – Dando continuidade à agenda de compromissos em seu primeiro dia na prefeitura, Mauro Mendes se reuniu no período da tarde com representantes da Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário (AMAES) de Cuiabá para obter informações sobre os serviços de saneamento prestados pela CAB Ambiental. Também despachou com alguns dos 15 secretários já empossados nos cargos. |