Jacques Gosch
A primeira ação utilizou 20 caminhões, 4 pás carregadeiras e 2 motos-niveladoras para remover toneladas de dejetos depositados irregularmente em terrenos baldios. Pelo menos 100 servidores das secretarias de Obras e Serviços Urbanos foram mobilizados para executar o serviço.
O secretário de Serviços Urbanos Rogério Varanda (PV) disse que a fiscalização será reforçada para evitar que o lixo seja novamente depositado nos locais recuperados pelo Mutirão da Limpeza. Outra medida é a instalação dos chamados Ecopontos para receber os detritos, evitando que sejam descartados em lugares inadequados. “Também estamos fazendo limpeza no entorno de escolas, unidades de saúde e outros locais públicos. A fiscalização será 24 horas”, prometeu.
O secretário de Obras Marcelo Padeiro lembrou que a estrutura da pasta será utilizada durante o período das chuvas. Nesta época, segundo ele, os trabalhos de patrolamento e cascalhamento de ruas são ineficazes. “Por isso, o prefeito Mauro Mendes determinou que o maquinário e os servidores seja utilizados na limpeza”, concluiu.