Promotor da Infância e Juventude do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Fortes, afirma que o envolvimento crescente da sociedade civil na luta contra o abuso sexual
Promotor Carlos Fortes aposta na educação como forma de acabar com a pedofilia |
O projeto, idealizado pelo promotor após a sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pedofilia, em 2008, tem três vertentes de atuação: repressão ao criminoso, atenção à vítima e a prevenção. “O que precisamos mesmo é evitar que nossas crianças e adolescentes sejam vítimas desse tipo de abuso. Se conseguirmos isso, não precisaremos punir nem tratar, porque não haverá o crime”, pondera Carlos Fortes.
Embora os casos de abuso sexual infanto-juvenil tenham raízes históricas e culturais, o promotor acredita que é totalmente possível impedir que eles aconteçam. “A melhor e mais eficaz arma de prevenção que nós temos é a informação. O pedófilo é, por natureza, covarde. Então, quando uma pessoa demonstra que está atenta à criança, ela inibe a ação do criminoso. Se os pais e demais familiares e os professores estiverem mais atentos à criança, ela está mais protegida”, garante.
Saiba mais...
Demora em efetivar denúncia compromete a punição do agressor Protocolo estabelece nova conduta em processos judiciais de violência sexual BH investe na humanização do atendimento às vítimas de abuso sexual Mudanças no código penal aumentam rigor na punição MG é o 4º em denúncias de casos de pedofilia, mas silêncio ainda é obstáculo Nem todo abusador é pedófilo; saiba a diferença Crianças podem demorar a compreender que são vítimas de abuso sexual Falta atendimento psicológico especializado às vítimas de abuso sexual em BH Lentidão da Justiça prolonga convivência entre vítima e agressor"Volto a ressaltar que somente através do conhecimento e da educação podemos evitar que uma criança seja abusada sexualmente dentro da própria casa ou fora dela. Por isso a mobilização da sociedade é fundamental", insiste o promotor. Buscando atingir este objetivo, a campanha contempla a realização de palestras, seminários, passeatas e a distribuição de material educativo e de divulgação da campanha, como camisas, folders e adesivos. Além disso, são realizados shows artísticos que contam com a participação gratuita de artistas.
Muito famosos aderiram à campanha, como o Padre Fábio de Melo, os cantores Cláudia Leitte, Carlinhos Brow, Cesar Menotti e Fabiano, e o goleiro do Cruzeiro Fábio. Para conhecer mais detalhes do projeto acesse http://todoscontraapedofilia.ning.com/.
http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/pedofilia/2012/05/18/noticias_internas_pedofilia,294963/conscientizacao-garante-prevencao-da-pedofilia.shtml