Principal gargalo da administração pública em Cuiabá, o setor de saúde pública, mergulhado no caos e no sucateamento, é também o grande desafio dos candidatos à Prefeitura da capital. Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) ensaiaram um roteiro em que colocam a saúde como o carro-chefe de suas gestões. Com a proposta de humanizar, qualificar, melhorar a estrutura, promover melhor atendimento e oferecer melhor remuneração aos profissionais da área, os candidatos prometem o que hoje parece ser impossível a gestores que já tiveram a experiência de comandar e sentir na pele os problemas da área mais complexa do município. Fica a pergunta: será fácil para o candidato que vencer as eleições sustentar as promessas?
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde colocaram a capital mato-grossense como uma das dez cidades brasileiras com as piores médias na qualidade dos serviços públicos de saúde do país. Na pontuação que vai de 0 a 10, Cuiabá recebeu nota 5,5. Para definir esses números, o Ministério considerou dados sobre saúde básica, ambulatorial, hospitalar e de emergência repassados pelos municípios a bases de dados nacionais (IBGE, Ipea, entre outros) entre 2008 e 2010.
Sofri muito e espero não precisar retornar porque aqui não é nada fácil”. ‘Seo’ Valmir espera que o próximo prefeito da cidade dedique muita atenção para o setor de saúde. “A coisa tá muito feia”, observou.
Nas policlínicas da cidade a situação não é muito diferente. O fato tem cansado a população que precisa dos serviços da rede pública. Na policlínica do Planalto, Valdicéia Martins Ferreira acompanhava a vizinha com criança de oito meses no colo à espera de um atendimento incerto. “Estamos há quase duas horas esperando. Eles colocam uma fita amarela no braço e depois de quatro horas chamam. Só quem está morrendo recebe atendimento rápido. A criança que trouxemos está com febre alta e ninguém aqui parece preocupado”, afirmou Valdicéia, que já teria procurado a policlínica em outras ocasiões e constatado a mesma precariedade. “Falta muita coisa por aqui. Os aparelhos estão quebrados, a situação é caótica”.
Confira matéria na íntegra.
Darwin Júnior – Da Redação
Fotos Pedro Alveshttp://www.circuitomt.com.br/editorias/politica/21117-o-grande-desafio-do-futuro-prefeito-de-cuiaba.html
Confira matéria na íntegra.
Darwin Júnior – Da Redação
Fotos Pedro Alveshttp://www.circuitomt.com.br/editorias/politica/21117-o-grande-desafio-do-futuro-prefeito-de-cuiaba.html





