Da Redação
Mais 29 estagiários que ingressaram no Poder Judiciário de Mato Grosso pelo II Processo Seletivo passam por capacitação na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva. Esta é a quarta turma que faz o treinamento de Rotina das Secretarias de Varas, sendo que os universitários já atuam há alguns dias no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, e no Fórum Desembargador Cesarino Delfino César, em Várzea Grande.
Eles estão aprendendo a lidar com o sistema Apolo, fazer atendimento ao público externo, juntada de documentos nos processos, expedição de mandados de citação e de carta precatória, entre outros. O objetivo é prepará-los para desempenhar da melhor forma todas as funções que possam assumir nas Secretarias das Varas onde estão atuando.
Todos aprovaram a capacitação, que tem carga horária de 15 horas. Apesar de já estar atuando há três semanas e meia na Sexta Vara Cível da Comarca de Cuiabá, a estudante do oitavo semestre do curso de Direito do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), Aliny Marques, atesta que para ela a capacitação está sendo muito interessante. “Havia detalhes no sistema Apolo que eu não tinta total domínio, por isso estou tirando muitas dúvidas. Agora vou tentar sugar o máximo de conhecimento que puder”, observa.
Os estudantes do sexto semestre de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Luke César, e do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), Mickael Marcius, salientam que trabalhar na Justiça Estadual lhes confere muita responsabilidade, e diante disso, o curso preparatório proporciona mais segurança para desenvolver as tarefas incumbidas por seus superiores. “Há muitas vidas envolvidas, então temos que saber o que estamos fazendo”, diz Mickael.
A expectativa de Luke é que o estágio proporcione uma boa “bagagem” para entrar no mercado de trabalho e ter um rápido crescimento profissional. “Com certeza é muito produtivo. A gente está aprendendo na teoria e na prática, mexendo com processos muito diferentes e tudo isso nos auxilia no aprendizado, que se torna um importante complemento para a faculdade”, ressalta.
A instrutora Margareth Sulamirti Ferreira Paes salienta que o estagiário conheça todas as funções existentes na secretaria para ter uma visão macro do trabalho prestado pelo Poder Judiciário. Segundo ela, o treinamento de estagiários e servidores, assim que tomam posse, é uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No final dos três dias de treinamento, os estagiários farão uma prova para testar o aprendizado e o aproveitamento do curso. “Este tipo de preparação é essencial para que possam atuar com segurança e tranquilidade, pois o que ensinamos é o passo a passo de tudo o que é desenvolvido na secretaria”, destacou Margareth.





