Projeto O Fazer da Criança da Educação Infantil

Aqui tem um trecho do projeto que desenvolvi em uma Creche na cidade de cachoeira do Piriá-PA.

Para Walter Benjamin, filósofo alemão, a criança, “mal entra na vida já é caçadora, para ela, tudo se passa como em sonhos: Ela não conhece nada de permanente; tudo lhe acontece, pensa ela, vai-lhe de encontro, atropela”. Ao imaginar, a criança tem a capacidade de criar algo novo, dar um novo significado aos objetos e ao mundo que a rodeia, ultrapassando sua dimensão concreta e seu uso socialmente definido. Dentro dessa realidade a criança cria um mundo que é só seu. Cria, inventa e reinventa a realidade a partir de um olhar que lhe é muito particular [...] (MEC, pag.39).
Uma forma para promover o desenvolvimento das crianças foi através do Projeto Mala Móvel, o mesmo é desenvolvido coletivamente através de cada turma de alunos da escola. Marcamos o dia antecipadamente conforme o planejamento para levar a Mala Móvel para a classe, essa Mala Móvel contém diversos tipos de livros da Literatura infantil.
As crianças de 3 anos, da turma do maternal, ao se deparar com os livros da Mala Móvel entram em um mundo de fantasia. Ao levar a Mala Móvel pra sala, os alunos sentem-se muito felizes, extasiados, curiosos querendo pegar os livros pra folhear, ler, observar as capas dos livros e começar a entrar nesse mundo de sonhos.
As crianças aproximam-se da mala móvel que fica ao centro do circulo de cadeira e escolhem o livro que querem “ler”; depois que todas as crianças pegam os livros, elas sentam no chão e/ou nas cadeiras formando círculos de leitura, folheando, comentando com os colegas sobre o que tem no livro, e depois trocam os livros com os colegas, às vezes, há alguns conflitos, pois as crianças não querem trocar os livros.
Após as crianças olharem, “ler” as historias escolhemos juntas um livro pra eu ler para todas. Fazemos uma roda com as cadeiras ou sentamos no chão e então leio o livro, alguns alunos interrompem a historia para acrescentar personagens ou perguntar sobre a historia. Logo após, cada criança põe o livro de volta na mala móvel.
Percebo que as crianças interagem umas com as outras e não rasgam, não mordem, não deterioram os livros, ou seja, respeitam e entendem o valor do livro e o que lhes proporciona.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com