Projeto Dica na Estrada percorre 39 municípios de MS

O combate a exploração sexual de crianças e adolescentes é um dever de todos. Pensando em combater os casos de violação ao direito da criança e do adolescente nas rodovias de Mato Grosso do Sul, o Sest Senat criou em 8 de junho de 2011 o projeto Direito da Criança e do Adolescente na Estrada – D.I.C.A. na Estrada, em parceria com a Petrobras e a Secretaria de Estado de Assistência Social. Em junho deste ano, o projeto chega ao fim, com 4.325 atendimentos realizados em 39 municípios de MS. Foram prestados serviços de orientação médica, psicológica e recreativa visando o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo dados do projeto, em um ano, mais de 800 crianças foram atendidas diretamente, com atividades de saúde e lazer. As ações zelaram pelo cumprimento do Direito da Criança e do Adolescente, previstos pela Lei nº 8.069, Art. 3º da Constituição Federal, que garante à eles o seu desenvolvimento físico, psicológico, moral, espiritual e social de forma saudável e natural.
A equipe do Sest Senat de Campo Grande – MS, responsável pelo projeto, visitou 16 municípios em MS, levando atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, além de palestras, sessões de cinema, informativos com dados e dicas importantes. A Unidade do Sest Senat qualificou 39 voluntários, como Agentes de Transformação Social – ATS, em 39 Municípios do Estado, a fim de disseminar as orientações de como combater e enfrentar a exploração sexual de menores, nos municípios de Mato Grosso do Sul. Os trabalhos de conscientização desenvolvidos pelos ATS atingiram mais de 3.400 pessoas direta e indiretamente.
No Setor de Transporte, aproximadamente 1.800 trabalhadores, entre caminhoneiros, motoristas de transporte urbano, taxistas, mototaxistas e outros, receberam orientações, de como participar do movimento de enfrentamento da violência e da exploração sexual infanto – juvenil. Foram ministradas dicas de como denunciar e colaborar com o combate a essa violência. Além da distribuição de material informativo, brindes e atividades de promoção e estímulo à saúde e ao bem estar físico e mental.
Para a Diretora do Sest Senat, Andréia Castanheira, o Projeto Dica na Estrada é mais uma ação constante da instituição em busca da conscientização e combate a exploração de menores, principalmente nas estradas. “Esse projeto buscou colaborar com a melhoria do comportamento da população, principalmente entre os trabalhadores em Transporte, visando o efetivo enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, para denunciem mais, não compactuando com a violência e negligenciando o direito das crianças e dos adolescentes”, finalizou.
Dados – 39 municípios de Mato Grosso do Sul receberam ações do Projeto Dica na Estrada. Sendo eles: Sidrolândia, Paranaíba, Bodoquena, Coxim, Miranda, Corguinho, Rochedo, Rio Negro, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Corumbá, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Dois Irmãos do Buriti, Amambai, Jardim, Água Clara, Chapadão do Sul, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Sete Quedas, Acinópolis, Caracol, Terenos, Anastácio, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Jaraguari, Porto Murtinho, Camapuã, Brasilândia, Figueirão, Ladário, Inocência, Coronel Sapucaia, Rio Brilhante, Bonito e Sonora.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com