Política de saúde ao adolescente aguarda sanção do Governo

SID CARNEIRO/Secretaria de Comunicação

O projeto de lei de autoria do deputado Nilson Santos (PMDB), que trata da criação da política de saúde para o adolescente em Mato Grosso foi aprovado na Assembleia Legislativa (AL) e enviado para que o Governo sancione. O parlamentar afirma que agora, a possibilidade do projeto se transformar em lei estadual está nas mãos do governador Silval Barbosa, também do PMDB, que já sinalizou para a sanção do projeto nos próximos dias.

Conforme a proposta de Nilson Santos, sua iniciativa tem por finalidade, desenvolver ações fundamentais na prevenção contínua (primária, secundária e terciária) com ênfase na prevenção primordial, de modo que o adolescente sinta a necessidade de resguardar sua saúde.
O projeto prevê ainda, assistência às necessidades globais de saúde da população adolescente, em nível físico, psicológico e social, praticas educativas, o envolvimento do adolescente e dos seus familiares e da comunidade em geral, nas ações a serem implantadas e implementadas.
“Quando se fala em saúde pensamos em atenção à criança e a mulher, mas nunca em um atendimento especial ao adolescente e ao jovem. Este público é invisível para o sistema de saúde”, afirmou o deputado. Segundo ele, essa ótica do governo estadual deve ser modificada por entender que, o adolescente é peça estratégica em sua condição peculiar de desenvolvimento.
A proposta de Nilson Santos teve como base o artigo 1º da Constituição do Estado de Mato Grosso, que assegura a criança e ao adolescente prioridade no direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, profissionalização, cultura, convivência familiar e comunitária, bem como colocá-los a salvo de toda forma de negligência discriminação, exploração, violência e maus tratos.


Mais Informações
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3313 - 6310

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com