Redação
Após anos de luta e muito sacrifício foi sacramentado, desde janeiro deste ano, a transferência do Hospital Regional de Alta Floresta Albert Sabin para o Governo de Mato Grosso. Com isso, toda a região passou a ser assistida pela unidade hospitalar.
Após 20 anos de busca, no decorrer de 2011, o processo de estadualização chegou ao fim, quando, em dezembro passado, a Comissão Intergestora Bipartite de Mato Grosso – CIB/MT, através da Resolução n° 062, determinou que a PPI – Programação Pactuada Integrada incorporasse o município, financeira e fisicamente ao Estado.
Contudo, isso só foi possível, após a insistência do deputado Ademir Brunetto (PT), que realizou inúmeros estudos junto à Prefeitura Municipal de Alta Floresta sobre a necessidade da presença do Estado na região, e a imprescindível obrigação da estadualização do Hospital local. Com este esboço foram enviados, ao Governo do Estado, inúmeros relatórios com demonstrativos sobre as dificuldades em se manter um hospital em funcionamento numa região isolada, sem a presença efetiva do Estado, e a partir daí o deputado Brunetto criou a chamada Câmara Setorial Temática (CST) dentro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Essa Câmara Temática buscou alternativas imediatas e efetivas a fim de melhorar a assistência prestada aos usuários do SUS em Mato Grosso e, por conseqüência, de Alta Floresta. A iniciativa foi um dos pontos para a concretização da estadualização do Hospital Municipal.
Recursos - O Ministério da Saúde confirmou a liberação de R$ 66,9 milhões para o custeio dos hospitais estaduais de Várzea Grande (Metropolitano), Alta Floresta e Sinop. O recurso será anual e repassado em parcelas mensais. Para Alta Floresta será repassado o valor de R$ 17 milhões para a reforma, ampliação e estruturação da unidade. Com isso, o hospital pretende colocar todos os leitos operacionais em funcionamento e aumentar o número de atendimentos mensais.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com