Divididos em 16 turmas, 320 jovens de diferentes bairros de Fortaleza vão participar do Programa Adolescente Cidadão, cujas atividades terão início nesta próxima segunda-feira (9). O projeto é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) através da Coordenadoria da Criança e do Adolescente. Os participantes foram selecionados a partir de programas da própria coordenadoria, dos Conselhos Tutelares e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
O Programa Adolescente Cidadão é um programa de educação profissional e inserção socioprodutiva para jovens e adolescentes de Fortaleza em situação de violação de direitos humanos. O objetivo é promover ações de desenvolvimento pessoal, social e profissional que contribuam para a construção e efetivação de seus projetos de vida. Também é intenção fomentar a sua inserção no mercado de trabalho.
Os jovens integrantes do Adolescente Cidadão têm entre 16 e 21 anos. As atividades acontecem em três encontros semanais nas 16 unidades, que estão divididas nas seis Secretarias Executivas Regionais (SER). Cada participante recebe uma bolsa no valor de cem reais. Para permanecer matriculado, o jovem deve estar freqüentando instituição de ensino e ter, no mínimo, 75% de freqüência no projeto.
As ações desenvolvidas no programa são o Projeto Adolescente Cidadão; Projeto Cozinha Criativa; e Ação de Qualificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os jovens recebem formação básica em Direitos Humanos e respeito às diversidades, orientação profissional, mundo do trabalho, relações humanas, qualidade de vida, educação ambiental, juventudes e cultura. Em seguida, cada eixo aprofunda em sua formação específica, que varia em área administrativa, gastronomia, turismo, hospitalidade e telemática. O programa também conta com uma Supervisão de Inserção Socioprodutiva (Sispro) que busca articular vagas para garantir a entrada do jovem no mercado de trabalho.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com