Exploração artesanal de diamantes proporciona afluxo de jovens nas áreas diamantíferas


Andulo - A exploração artesanal de diamantes associada à falta de emprego por parte de alguns populares está a proporcionar o afluxo de jovens nas localidades diamantíferas do município do Andulo, na província do Bié.
Mais de cinco mil jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos de idade instalaram-se na localidade de Chimbamba, localizada na confluência entre os rios Kunhinga e Kwanza, onde desenvolvem o trabalho de exploração artesanal de diamantes.
Parte dos jovens que ai se instalaram são responsáveis de famílias e não conseguem encontrar forma para sustentarem as suas famílias e fazem da exploração artesanal de diamantes o meio principal para o sustento das suas familiares.
A administradora municipal do Andulo, Maria Lúcia Ganja Chicapa, que visitou o local recentemente, manifestou a sua preocupação pelo trabalho ilegal que está ser efectuar pois, segundo ela, além dos jovens angolanos os estrangeiros também podem aproveitar-se desta fragilidade.
"É real as informações que temos vindo a receber sobre a invasão dos jovens na localidade de Chimbamba, para a exploração artesanal de diamantes e das áreas já visitadas esta é a que mais apresenta movimentação dos jovens para a exploração de diamantes", disse.
Maria Lúcia Chicapa defendeu a necessidade dos jovens legalizarem a actividade que estão a realizar sobretudo a exploração de diamantes artesanal, visando uma exploração legal.
A administradora referiu que a realidade da juventude que ali se encontra constitui preocupação, daí ser necessário trabalhar com o Executivo para se encontrar uma saída através da construção do Balcão Único do Empreededorismo (BUE) para que possam legalizar a actividade.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com