A Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente é um espaço de mobilização da sociedade no marco da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se propõe a reproduzir de maneira interativa e não formal uma minicidade composta por áreas de convivência e expressão democrática, instituições, programas e equipamentos de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Seu objetivo é expandir o debate central da 9ª Conferência, demonstrando na prática as ações e interfaces do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) no marco do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Cidade também se propõe a fomentar a convivência e o relacionamento entre crianças, adolescentes, gestores públicos e demais atores do SGD, em um ambiente de participação cidadã e aprendizagem vivencial em direitos humanos.
A estratégia metodológica da Cidade dos Direitosacontece em torno de uma estrutura arquitetônica com mais de 4.000 m² (quatro mil metros quadrados), montada na ala sul do Centro de Convenções de Brasília durante a 9a Conferência.
Nesse espaço, 16 ambientes de convivência e relacionamento vão movimentar os visitantes em uma programação dinâmica com mais de 260 atividades pedagógicas simultâneas de educação em direitos humanos. São eles: Rodoviária; Hall da Cidadania; Prefeitura; Casa dos Direitos; Estação da Justiça e Cidadania (Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Vara Especializada da Infância e Juventude); Casa dos Conselhos (Conselhos Tutelar e de Direitos); Escola dos Direitos; Estação Educomunicação; Plenarinho; Centro de Cultura e Diversidade; Espaço Sustentabilidade; Disque 100; Espaço do SINASE; Arena Roda Viva; Praça do Esporte, Lazer, Saúde e Energia; e a Praça dos Direitos.
Além dos mais de 2.500 delegados participantes da 9a. Conferência, ao longo dos dias do evento, são esperados cerca de 4.000 visitantes organizados em caravanas formadas por crianças e adolescentes estudantes da rede de ensino ou alcançadas por programas/projetos sociais do Distrito Federal e entorno.
Para sua construção e funcionamento, também em sua segunda edição, a Cidade dos Direitos leva em conta perspectivas de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade ambiental como questões fundamentais para a promoção dos direitos humanos.
No marco das ações estratégicas nacionais de mobilização, a Cidade dos Direitos fortalece as plataformas de intercâmbio de experiências e qualifica o relacionamento intersetorial no SGD. Com isso, impulsiona boas práticas e projetos inovadores em direitos humanos com crianças e adolescentes, contribuindo com os objetivos da 9ª Conferência e qualificando o enfoque de prioridade absoluta à infância e adolescência previstos no ECA.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com