Ações de apoio a produtores rurais, medidas contra barreiras argentinas e troca das dívidas das universidades por bolsa foram destaques em junho

Lideranças de 36 municípios gaúchos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários foram atendidos em junho no gabinete da senadora Ana Amélia (PP/RS). No total, somando representantes de 84 entidades que conversaram com a senadora, foram 245 pessoas recebidas para atendimento e acompanhamento nas diversas demandas encaminhadas.

Em relação ao retorno de sugestões, comentários e solicitações enviadas ao gabinete, somando mensagens por e-mail, correspondências e telegramas, foram 789 respostas enviadas. Já a destinação de livros e DVDs a escolas, universidades, bibliotecas e demais instituições, chegou a 940 exemplares distribuídos. 

Desde o começo do mandato, há pouco menos de um ano e meio, já foram distribuídos quase 20 mil livros impressos na gráfica do Senado na cota da parlamentar, que preferiu a produção de obras como o Código Civil, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, entre outros, para destinar a estudantes e instituições em vez de imprimir outros materiais referentes ao mandato, como informativos, que são enviados por meio eletrônico.

Pronunciamentos e Plenário

A senadora Ana Amélia ajudou a aprovar em Plenário o projeto que permite a troca das dívidas tributárias das universidades por bolsas de estudo, que deverá contemplar várias universidades gaúchas e milhares de estudantes em todo o País. Além de articular a proposta em apoio aos reitores, a parlamentar defendeu a aprovação na tribuna e manifestou voto favorável da bancada do PP à iniciativa.

Na tribuna, Ana Amélia revelou que irá votar pela cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), em decisão que deverá ocorrer entre os dias 11 e 12 de julho. Também defendeu, por inúmeras vezes, que as decisões do Congresso Nacional ocorram por meio de voto aberto.

A progressista elogiou o Supremo Tribunal Federal por cumprir o prazo aguardado pela sociedade e confirmar para o começo de agosto o julgamento do caso do Mensalão. Além disso, cobrou mecanismos mais eficientes para que as fraudes nos concursos públicos, conforme reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, sejam criados.

Ana Amélia também voltou a cobrar ações do governo brasileiro para que seja encontrada uma solução para os problemas a partir das barreiras comerciais impostas pela Argentina aos produtos brasileiros, que têm gerado prejuízos à economia gaúcha e provocado demissões no Rio Grande do Sul.

Vários problemas relatados à senadora durante seus roteiros pelo RS também foram destacados na tribuna. Entre eles a baixa qualidade de sinal na telefonia móvel no interior, especialmente na região da Fronteira Oeste, e a norma que impediu cerca de 10 mil pescadores de desenvolver a atividade que garante o sustento de cerca de 1,3 mil famílias em Rio Grande e São José do Norte. Contatos com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, foram feitos para solucionar o impasse.

A parlamentar ainda defendeu a retirada dos pontos lesivos da Medida Provisória 568/2012, que previa, entre outras medidas, a redução do salário de profissionais como médicos, veterinários e agentes de saúde.


Comissões

Nas seis comissões técnicas das quais faz parte, Ana Amélia trabalhou pela redução da taxa de juros anual do Plano Safra 2012/2013, junto com os demais membros da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A pressão junto ao governo surtiu efeito positivo e a queda de 6,75% para 5,5% foi confirmada no dia 28 de junho.

Ana Amélia também trabalhou no projeto (PLC 11/2012) que prevê a instalação de lojas francas em municípios da faixa de fronteira cujas sedes se caracterizam como cidades gêmeas de cidades estrangeiras. A progressista será relatora da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos e a intenção é aprovar a proposta ainda neste ano para beneficiar dez municípios gaúchos e outros 18 espalhados pelo País. O primeiro passo no Senado já foi dado com a aprovação na Comissão de Relação Exteriores e voto favorável da senadora.

Ministérios

A crise da suinocultura e o endividamento agrícola estiveram entre os principais temas tratados pela senadora Ana Amélia nos ministérios em junho. Em audiência na Agricultura, foi confirmado que no dia 12 serão anunciadas medidas para socorrer os criadores de suínos, que enfrentam sérias dificuldades financeiras e aguardam um pacote de emergência.

A senadora também conseguiu para o começo de julho um encontro na Casa Civil para que seja discutida uma solução para o refinanciamento das dívidas dos produtores de arroz, soja, milho e maçã.


Assessoria de Imprensa

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com