Levantamento do Conselho Tutelar feito em 2011 aponta 400 casos
Em Macaé, os casos de pedofilia têm crescido segundo levantamento feito pelo Conselho Tutelar. Os dados revelam que os abusos sexuais em crianças e adolescentes registrados em 2011 foram na ordem de 400 casos. Destes, 71 foram de pedofilia comprovada. Neste ano, já foram registrados mais de 50 casos de pedofilia nos cinco primeiros meses, mais da metade de 2011.
O Disque Denúncia Nacional (Disque 100), do módulo Criança e Adolescente, apenas nos primeiros quatro meses de 2012 registrou um aumento de 71% das denúncias de exploração sexual de menores em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril deste ano, foram 34.142 denúncias contra 19.946 em 2011.
A coordenadora da campanha contra pedofilia de Macaé, Cíntia Carla, alerta que a pedofilia muitas vezes é praticada por parente próximo. “Temos que orientar para prevenir e inibir o número de casos que são assustadores e onde as crianças e adolescentes são as maiores vítimas da desestruturação familiar”, ressalta.
A coordenadora dos três Conselhos Tutelares de Macaé, Anete Souto Maior, explica que todos os casos atendidos passam primeiro por uma triagem da equipe técnica dos Conselhos e só então são encaminhados para o Creas - Centro de Referência Especializada em Assistência Social. “Após a triagem, as vítimas e suas famílias são encaminhadas para o Creas, onde atualmente 135 casos estão sendo acompanhados. Enquanto a denúncia é investigada, a equipe do Creas, formada por psicólogos e assistentes sociais, faz as consultas semanais para ajudar a amenizar o trauma”, explica.
Em Macaé, as denúncias ou pedidos de informação podem ser feitos de forma anônima, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, através dos telefones (22) 2762-0405, 2762-9971, 2793-4050.
Disque 100
Coordenadora da campanha de Macaé, Cíntia Carla, alerta que a pedofilia muitas vezes é praticada por um parente próximo
manos) recebeu 285.051 ligações somente entre os dias 21 e 22 de maio, um crescimento de 30% em relação ao total de ligações do mesmo período na semana anterior. O número inclui ligações sobre qualquer tipo de violação, não apenas relacionadas a abuso e exploração sexual de crianças.
O pico de ligações ocorreu na sequência da entrevista da apresentadora Xuxa, veiculada dia 20 no Fantástico, na qual revelou ter sofrido abuso sexual até os 13 anos de idade. Na semana anterior, o ministério fez ampla divulgação do serviço por causa do Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio.
Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com