Redação
O sucesso na estrutura de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) fez com que o Tribunal de Justiça Mato Grosso fosse um dos destaques do I Encontro Nacional sobre o PJe, realizado no dia 29 de maio no Conselho Federal de Justiça, em Brasília. O evento discutiu a implantação do sistema nos vários tribunais do país e reuniu presidente de tribunais, corregedores, magistrados, técnicos e servidores. Nos dias 30 e 31 foi realizado um treinamento com as equipes técnicas dos órgãos judiciais.
De acordo com o coordenador de Tecnologia de Informação (TI) do TJMT, Carlos Campelo, pelo fato de Mato Grosso ser considerado modelo nacional na implantação do sistema, a equipe da Coordenadoria de TI foi bastante assediada no evento para compartilhar o conhecimento com outros tribunais de justiça do país.
O TJMT está entre os quatro Tribunais de Justiça estaduais do Brasil a implantarem o PJe, além de Pernambuco, Pará e Amazonas. Outros dez tribunais estão em fase de instalação, o que deve ocorrer ainda em 2012. Em Mato Grosso, o PJe foi implantado no Juizado Especial da Fazenda Pública de Cuiabá, em 5 de dezembro de 2011. O sistema será expandido para o Juizado Especial da Comarca de Barra do Bugres (168km a médio-norte de Cuiabá) e a implantação está prevista para julho.
Na avaliação do coordenador de TI, o encontro nacional demonstrou a unicidade com que os órgãos da justiça nacional estão trabalhando. “Todos estão falando a mesma língua. Do CNJ à Justiça Federal, do Trabalho, Militar, Eleitoral e Tribunais de Justiça”, destacou.
Segundo Campelo, em seu discurso, a corregedora-geral da Justiça, ministra Eliana Calmon, frisou a importância de um sistema único nacional, que resultará em celeridade do trâmite processual, facilidades para os operadores do Direito por navegarem em diversos órgãos de justiça com o mesmo layout, e um custo único.
O coordenador também ressaltou a fala do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Brito, sobre a importância do PJe e os efeitos da sua aplicação no Judiciário.
Treinamento - Nos dias 30 e 31 de maio, a equipe da TI que compareceu ao evento, formada também por Rafael Brecailo Kloeckner, Gustavo Piccin, Rogério Sanches Martini, Stella Pauletto, além do consultor de TI, José de Alencar, participou do treinamento que teve como objetivo o alinhamento estratégico entre os órgãos do Poder Judiciário e o CNJ.
De acordo com Campelo, os 28 itens contidos na pauta puderam ser discutidos e tratados, resultando em melhorias e correções do atual sistema. O coordenador destacou que o CNJ apresentou a nova versão do PJe que está sendo preparada para atender a Primeira e a Segunda Instância do Poder Judiciário. “Esse treinamento foi fundamental para melhorar o alinhamento do planejamento estratégico do TJMT na implantação do PJe no Estado”, salientou o coordenador de TI.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com