Grafite é opção para resgates urbano e de cidadania

Redação
Uma proposta já considerada em outras regiões brasileiras como ousadia alternativa de sucesso acaba de ser lançada em Mato Grosso para unir, ao mesmo tempo, arte pública, educação, resgate à cidadania e recuperação urbana. Tudo isso está em um projeto social que promove a criação de oportunidades de trabalho, emprego, renda e expressão artística para os jovens de classes menos favorecidas e em situação de maior vulnerabilidade social.
A medida proporciona habilidades e oferta de serviços a partir dos recursos oferecidos pela Internet, valorizando intervenções, comunicação visual, decoração de interiores e fachadas, criação de logotipos e ilustração digital. A ideia também envolve a criação de subprodutos como camisetas, copos, jogos, quadros estilizados e pôsteres.
“O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Inúmeras experiências de sucesso comprovam que todos devem reconhecê-lo e incentivá-lo oficialmente como arte”, lembrou o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR). Segundo ele, um ótimo exemplo vem da Universidade de São Paulo. A USP se responsabilizou pela organização da primeira cooperativa brasileira de grafiteiros, com o objetivo de profissionalizar esses artistas.
Um projeto do republicano permite a utilização de viadutos e de paredes e muros públicos, de propriedade do Estado, para desenvolvimento e aplicação da arte em grafite, a partir do projeto Grafitarte. Segundo ele, as cooperativas, as ONGs e os movimentos culturais interessados na utilização destes espaços deverão se habilitar pedindo a aprovação da Secretaria Estadual de Cultura.
Em seus trabalhos, os artistas não deverão fazer qualquer alusão à violência, ao uso das drogas, ao preconceito ou a qualquer outra forma de linguagem visual ou escrita que afete a dignidade humana. Os projetos para os muros das escolas públicas deverão ser desenvolvidos junto com essas unidades de ensino e privilegiar temas pertinentes à comunidade escolar e ao interesse dos jovens aprendizes.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com