Redação
Uma proposta já considerada em outras regiões brasileiras como ousadia alternativa de sucesso acaba de ser lançada em Mato Grosso para unir, ao mesmo tempo, arte pública, educação, resgate à cidadania e recuperação urbana. Tudo isso está em um projeto social que promove a criação de oportunidades de trabalho, emprego, renda e expressão artística para os jovens de classes menos favorecidas e em situação de maior vulnerabilidade social.
A medida proporciona habilidades e oferta de serviços a partir dos recursos oferecidos pela Internet, valorizando intervenções, comunicação visual, decoração de interiores e fachadas, criação de logotipos e ilustração digital. A ideia também envolve a criação de subprodutos como camisetas, copos, jogos, quadros estilizados e pôsteres.
“O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. Inúmeras experiências de sucesso comprovam que todos devem reconhecê-lo e incentivá-lo oficialmente como arte”, lembrou o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR). Segundo ele, um ótimo exemplo vem da Universidade de São Paulo. A USP se responsabilizou pela organização da primeira cooperativa brasileira de grafiteiros, com o objetivo de profissionalizar esses artistas.
Um projeto do republicano permite a utilização de viadutos e de paredes e muros públicos, de propriedade do Estado, para desenvolvimento e aplicação da arte em grafite, a partir do projeto Grafitarte. Segundo ele, as cooperativas, as ONGs e os movimentos culturais interessados na utilização destes espaços deverão se habilitar pedindo a aprovação da Secretaria Estadual de Cultura.
Em seus trabalhos, os artistas não deverão fazer qualquer alusão à violência, ao uso das drogas, ao preconceito ou a qualquer outra forma de linguagem visual ou escrita que afete a dignidade humana. Os projetos para os muros das escolas públicas deverão ser desenvolvidos junto com essas unidades de ensino e privilegiar temas pertinentes à comunidade escolar e ao interesse dos jovens aprendizes.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com