Médico explica que, com cuidados simples, o veneno não causa maiores problemas; mas as pessoas devem ficar atentas a qualquer alteração
LAURA NABUCO
Da Reportagem
Com quase oito mil casos de dengue registrados de janeiro a maio deste ano, Cuiabá passa a receber o fumacê em 19 de seus 115 bairros. A aplicação do inseticida segue até 8 de julho, diariamente das 18h às 22h. Se de um lado, a medida auxilia no combate a doença, de outro inspira mais cuidados a quem fica exposto.
De acordo com o médico coordenador do Centro de Informações Anti-veneno (Ciave) do Pronto Socorro de Cuiabá, José Antônio de Figueiredo, a mistura dos agrotóxicos Malathion e Piretróide pode causar intoxicação que acarreta em problemas respiratórios e alergias.
Enquanto o Piretróide costuma atingir apenas pessoas hipersensíveis à sua fórmula, o Malathion oferece maior perigo àqueles que ficam expostos durante grandes períodos.
“No caso do Piretróide encontramos casos que vão de uma simples coceira a um choque anafilático. Já o Malathion pode ocasionar sintomas crônicos de alteração na pele até problemas neurológicos que desencadeiam distúrbios psiquiátricos. Mas isso, geralmente, é constatado apenas em pessoas que manuseiam o agrotóxico”, explica.
Apesar dos riscos, Figueiredo afirma que, com cuidados simples, o fumacê não oferece perigo à população, em especial, por ser aplicado durante um período limitado de tempo.
Conforme o médico, a principal recomendação é evitar ficar exposto ao produto durante a aplicação. “Quem, por ventura, trabalhar num local em que sabe que vai estar exposto quando o carro do fumacê passar, deve procurar usar roupas mais fechadas, que possam, de alguma forma, isolar o corpo do produto”.
Ele ressalta ainda que casos de simples mal estar ocasionados pelo mau cheiro não caracterizam intoxicação. Afirma que as pessoas devem estar atentas, especialmente a sintomas como vermelhidão na pele ou dificuldades respiratórias.
Acompanhando a recomendação das Secretarias Estadual (SES) e Municipal de Saúde (SMS), o médico também alerta para que as pessoas deixem janelas e portas abertas durante e após a passagem do fumacê. “Isso evita que o produto fique confinado e se deposite sobre objetos e móveis ou até mesmo no alimento”.
A SES alerta para o cuidado redobrado com as crianças que, em geral, costumam correr atrás dos veículos que aplicam o produto. Esclarece ainda que o inseticida escolhido atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, já que pesquisas revelaram que o mosquito Aedes aegypti apresentou resistência ao produto utilizado anteriormente.
O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, ainda faz outro alerta: que a população não relaxe nos cuidados com os depósitos de água parada. “O fumacê atinge os mosquitos adultos, enquanto eles estão voando. O combate às larvas continua sendo feito pelos nossos 300 agentes comunitários, com o auxílio dos moradores”.
Fumacê pode causar alergia e mal estar
junho 05, 2012
No comments






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com