Enviado do Papa encontrou-se com vítimas de abusos na Irlanda

Cardeal Marc Ouellet presidiu à missa na Basílica de São Patrício, em Lough Derg
Cardeal Marc Ouellet admite que a resposta a estes crimes dada por algumas autoridades da Igreja foi muitas vezes desadequada e levou a Lough Derg o pedido de perdão por parte do Vaticano.
14-06-2012 14:40
O enviado do Papa ao Congresso Eucarístico Internacional, a decorrer na Irlanda até domingo, encontrou-se com um grupo de vítimas de abusos sexuais por parte do clero ou em instituições da Igreja Católica.
"A resposta a estes crimes dada por algumas autoridades da Igreja foi muitas vezes desadequada e ineficiente para deter os crimes, apesar das claras indicações presentes no Código de Direito Canónico", disse o Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação dos Bispos, citado pela agência Ecclesia, falando aos participantes numa peregrinação de reconciliação com fiéis irlandeses, aos quais pediu "perdão".
Segundo a Conferência Episcopal local, o encontro teve a duração de duas horas, durante as quais "cada vítima falou de sua experiência pessoal do abuso e do impacto na sua vida".
O Cardeal Ouellet presidiu à missa na Basílica de São Patrício, em Lough Derg, e revelou que o Papa o incumbiu de "pedir perdão a Deus pelos anos em que membros da Igreja abusaram sexualmente de crianças, não só na Irlanda, mas em qualquer lugar na Igreja".
"Venho aqui com o claro objectivo de pedir perdão a Deus e às vítimas pelo grave pecado de abuso sexual sobre as crianças praticado pelos clérigos. Percebemos, durante as últimas décadas, quanta dor e quanto desespero causaram os abusos em milhares de vítimas", acrescentou.
O responsável da Cúria Romana frisou, ainda, "o compromisso da Igreja Católica para criar um ambiente seguro para as crianças dentro da Igreja".
A cerimónia de abertura do 50.º Congresso Eucarístico Internacional, em Dublin, capital da Irlanda, contou com a inauguração da "pedra da cura", em memória das vítimas de abusos sexuais no seio da Igreja Católica.
"Senhor, pedimos muitas desculpas pelo que alguns de nós fizeram às nossas crianças: trataram-nas tão cruelmente, especialmente na sua hora de necessidade", pode ler-se no memorial, que após o congresso vai estar exposto ao público, de forma permanente.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com