Cuiabá:Teatro ensina crianças a cuidar do meio ambiente

Redação
A peça de teatro O pescador e o espírito da floresta, interpretada por servidores do Juizado Volante Ambiental (Juvam) na tarde deste domingo (3 de junho) no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, deu uma aula para a criançada e adultos de como e por que cuidar do meio ambiente. Em 25 minutos de espetáculo, a meninada aprendeu com a tucana falante, o pescador com linguajar cuiabano, o policial e Maria Flor sobre os prejuízos da pesca ilegal e do desmatamento.
Ao ver uma pessoa pescando com diversos apetrechos além da vara, pegando peixes miúdos e jogando latinha de refrigerante no chão, eles tentaram orientá-lo a fazer a coisa certa. Informaram ao desavisado que jogar lixo no rio causa enchentes e doenças, que a pesca com redes e tarrafas é proibido e que é necessário respeitar a lei em relação à medida do peixe. “O peixe que está fora da medida tem que ser devolvido ao rio”, avisou o pescador.
Maria Flor contou que a lei foi feita para preservar as espécies ameaçadas de extinção, como o dourado, que deve ter no mínimo 65 cm, a cachara (80cm), a piraputanga (30cm), entre outros. “Essa lei é necessária para que eles tenham tempo de se reproduzir”, informou.
Ao passar pelo local e ‘ver’ a confusão, o policial militar lembrou que não é permitido pescar sem ter a carteirinha de pescador amador ou profissional e/ou no período da piracema (novembro a fevereiro), pois nesta época os peixes sobem o rio para a desova. “Isso dá até cadeia”, salientou.
Um fazendeiro também mal informado ameaçou cortar uma árvore com um motosserra e a tucana, que seria o ‘espírito da floresta’, alertou sobre o crime. Explicou que não pode haver corte de árvores na beira do rio, porque são áreas de preservação permanente. “Elas evitam a erosão causadas pelas chuvas e em barrancos protege do desabamento”, observou o animal.
A apresentação faz parte de uma série de atividades que vem sendo desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente, que começou na última sexta (1° de junho) e segue até a próxima terça (5 de junho), data em que se comemora mundialmente as riquezas naturais. O evento é desenvolvido pelo Poder Judiciário mato-grossense com a parceria do Ministério Público e de ONGs.

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com