70 famílias são atingidas em VG

 

 

70 famílias são atingidas em VG

Ana Adélia Jácomo

   As fortes chuvas que assolam várias cidades do Brasil, também causaram destruição em Mato Grosso. Três municípios já decretaram estado de alerta: Alto da Boa Vista, Cáceres e Várzea Grande, além das zonas ribeirinhas. A Defesa Civil vêm prestando assistência às pessoas desabrigadas, que já totalizam 70 famílias apenas em Várzea Grande. Já nas outras cidades afetadas não há informações de pessoas desalojadas e nenhuma morte foi registrada em todo o Estado.
   Conforme o coordenador de Prevenção e Resposta a Desastres da Defesa Civil, major Elton Guilherme Crisóstomo, além da forte chuva, a falta de infraestrutura da segunda maior cidade do Estado colaborou para que a população sofresse os resultados negativos da forte enxurrada do último dia 9. “A chuva que assolou principalmente os bairros Jardim dos Estados e Mangabeira teve um volume grande de água. Aconteceu de forma repentina e intensa. Nessa localidade há uma deficiência de drenagem de águas pluviais, uma vez que os bairros são todos asfaltados e o canal de captação de água não suportou a quantidade de chuva, superior a sua capacidade”, explicou.

   Uma situação semelhante ocorre em Cáceres. Conforme o prefeito Túlio Fontes (DEM), a cidade cresceu sem construir uma rede de drenagem adequada, por isso, quando chove forte e por muito tempo, as casas alagam. Apesar de reconhecer a existência do problema, o democrata pondera que neste ano foram feitas desobstruções de todas as bocas de lobo da cidade e que os canais foram limpos. Ele ainda garantiu que já conseguiu aprovar um plano de drenagem asfáltica orçado em R$ 1,9 milhão para, com isso, tentar amenizar o problema. Entre os bairros que causam preocupação estão a Cohab Velha e Cidade Alta.

    As enxurradas em algumas cidades do Estado, fizeram com que a Defesa Civil unisse forças com as secretarias estaduais de Cidades (Secid) e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que auxiliam na desobstrução e limpeza de córregos, galerias e caixas coletoras, remoção de entulhos e também ajuda humanitária às famílias atingidas.


0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com