AGE realiza a partir desta semana avaliação dos controles internos da Unemat

Pelos próximos doze dias uma equipe da Auditoria Geral do Estado (AGE) estará na sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, com o objetivo de avaliar os controles internos da instituição. O trabalho visa a produção do Relatório Anual de Avaliação do Sistema de Controle Interno (Raasci), que acompanha a prestação de contas da Unemat, remetida ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apreciação e parecer.




“Esta vista tem o propósito de averiguar se os controles estão de acordo com as normas e legislações vigentes”, pontuou o secretário-adjunto de auditoria, Emerson Hideki. “Eventualmente podem surgir, desta atuação, demandas por auditorias, mas este não é o foco”, frisou.



De acordo com a coordenadora de Auditoria do Núcleo Educação e Educação Superior, Arleide Lucialdo, o contato direto com os responsáveis pelos subsistemas de controle e servidores que executam os trabalhos é fundamental na medida em que possibilita conhecer mais detalhadamente o andamento dos processos. “O resultado de nosso trabalho só é completo com a visita in loco, pois com ela temos a condição de visualizar pessoalmente o funcionamento dos controles, estabelecendo, inclusive, o contado com os responsáveis pelos setores e com quem realiza diretamente as tarefas”, disse.



Em 2010 tal visita ficou prejudicada, por conta das condições atípicas do ano. Segundo Arleide, as eleições e a posse dos novos auditores do Estado exigiram mudanças na rotina, que passou a contar com a realização de cursos de formação profissional aos novos servidores e produção de relatórios de monitoramento. “Em 2010 foi realizado o monitoramento, via análise de relatórios emitidos pelo Fiplan, do equilíbrio orçamentário e financeiro da Unemat, decorrente das imposições da Lei de Responsabilidade Fiscal para anos de término de mandato, além dos inúmeros cursos de formação profissional ministrados ao auditores”, explicou.



E a chegada dos novos auditores cria outras oportunidades. Segundo Arleide, a expectativa é que a partir de agora a coordenadoria consiga realizar um acompanhamento ainda mais efetivo, atuando de forma mais preventiva e tempestiva, com possibilidades, inclusive, de visitas aos demais campi da Unemat. Entretanto, mesmo com a relativa distância entre as diversas unidades da instituição da capital do Estado (todas ficam no interior), a coordenadoria mantém regular contato com os técnicos e gestores, orientando e sanando eventuais dúvidas.



UNEMAT


A Universidade do Estado de Mato Grosso recebeu em 2010 entorno de 143 milhões de reais do Governo do Estado. Destes, 107 milhões estavam inicialmente previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo os outros 36 milhões repassados pelo Estado em suplementações ao longo do ano.



A instituição está presente em 108 dos 141 municípios mato-grossenses, com 11 campi e 15 núcleos pedagógicos. Cerca de 15 mil acadêmicos são atendidos em 82 cursos regulares e modalidades diferenciadas oferecidas em todo o Estado, 49 especializações e 2 mestrados institucionais.



Nesta visita de trabalho realizada pela Auditoria Geral do Estado estão presentes, além da coordenadora Arleide, as auditoras Albani Salamanca, Andresa Gorgonha, Grazielle Franco e Micheline Falcão.

http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/politica/

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com