Vereador acusa ex-prefeitos e cria lei que proíbe rebatizar programas


Jacques Gosch

Arquivo/RDNews
Arquivo/RDNews -- Ex-prefeitos de Cuiabá Chico Galindo e Wilson Santos
Ex-prefeitos de Cuiabá Chico Galindo e Wilson Santos
   O vereador por Cuiabá Allan Kardec (PT) apresentou projeto de lei que proíbe a prefeitura de rebatizar os programas sociais do Governo Federal. Segundo o petista, a prática era recorrente das gestões Wilson Santos (PSDB) e Chico Galindo (PTB) com objetivo de capitalizar politicamente com os investimentos feitos pela União. De acordo com Kardec, os ex-prefeitos tentavam passar a impressão que os programas eram executados com recursos do orçamento municipal. “Até o momento, isso não ocorreu na gestão Mauro Mendes, mas sim nas administrações anteriores”, lembrou na sessão ordinária desta terça (30).
   Como exemplo, o vereador citou o programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que na Capital foi “rebatizado” pelo nome de Educa Mais durante a gestão Wilson Santos. Outra iniciativa que também não recebeu o nome original é o programa Saúde na Escola, que na Capital, foi denominado Escola com Saúde. “Esses programas foram lançados aqui nos mesmos moldes do projeto federal desenvolvido em vários outros municípios brasileiros, mas sem a identificação de ser uma iniciativa da União, executada com recursos do Ministério da Educação”, lamentou.
   O petista ainda afirmou que já está articulando a aprovação da matéria. A prioridade é garantir o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), presidida pelo vereador Faissal Calil (PSB). “Os parlamentares estão compreendendo a importância do projeto que visa o impedimento de nova politicagem com os programas sociais do Governo Federal. Vamos aprová-lo com 25 votos”.
   Outro lado
   A reportagem do RDNews procurou os ex-prefeitos Wilson Santos e Chico Galindo a fim de comentarem sobre o assunto, no entanto, nenhum deles atendeu ou retornou às ligações.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoRDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso