O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, terá mobilização especial em Venâncio Aires. No próximo sábado, a travessa São Sebastião Mártir estará fechada para um dia inteiro de programação. Através da distribuição de folders, mateada, momento de reflexão e disponibilização de brinquedos para as crianças, o evento pretende mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade local para participar da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes.
A programação inicia às 9h30 com a presença de autoridades e entidades de defesa das crianças e adolescentes. Conforme a assistente social do município e uma das organizadoras, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, o evento está confirmado até as 16 horas mesmo com chuva, pois um lonão será instalado no local. “Não podemos deixar passar em branco esse 18 de maio. Queremos conscientizar a população para que fique atenta e denuncie casos de violência ou abuso de crianças e adolescentes. Só através da denúncia, da mobilização de todos, podemos combater esse mal”, ressalta.
Atualmente o município possui uma rede de atendimento às denúncias, acolhimento e encaminhamento social e psicológico para as vítimas e familiares. Nessa rede estão integradas a Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Posto de Atendimento à Mulher (PAM), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Ministério Público, Judiciário e Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies), entidades parceiras na realização do evento.
18 DE MAIO - A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.
fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires





