A Secretaria Municipal de Assistência Social de Teófilo Otoni é parceira na Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Junto ao SESC, Coordenação Regional de Promotoria de Justiça e Defesa da Infância, Juventude e Educação dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da SEDESE e do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil – PAIR, várias ações integradas estão sendo desenvolvidas desde a segunda-feira(13), para o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, buscando orientar e conscientizar as pessoas sobre este crime que atinge milhares de famílias brasileiras.
Como objetivos propostos estão: a garantia das diretrizes do estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; fortalecimento e ampliação da rede de proteção que garanta os direitos das crianças e adolescentes e redução dos índices de pessoas vitimas deste crime.
As palestras e atividades da Campanha estão se desenvolvendo nas dependências das Escolas Waldemar Neves da Rocha e Sebastião Ramos, e Salão Social do SESC. Dentro da programação também será exibido o filme “O Pequeno Nicolau”, no bairro São Cristóvão e na sexta-feira (17), haverá grande mobilização social na Praça Tiradentes. Numa promoção da Secretaria de Assistência Social, da Saúde e da Educação da Prefeitura de Teófilo Otoni, SESC e Ministério Público acontecerão apresentações de peça teatral, palhaço Perna Bamba e música ao vivo com a Banda Fina Estampa. Um lanche também será servido. Os alunos das escolas estaduais ainda vão participar de um concurso de redação sobre o tema, que terá premiação para as 10 melhores.
Na tarde de ontem, no salão social do SESC, aconteceu uma oficina de capacitação para 30 profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social e Educação. De acordo com Sandra Bamberg, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Teófilo Otoni, a referência para a oficina foi a aplicabilidade da metodologia diferenciada do PAIR, que orienta para a criação de uma rede de proteção às crianças e adolescentes, embasada em compreensão e articulação entre profissionais e famílias, ressaltando a importância da denúncia do abuso e exploração sexual da criança e do adolescente, principalmente, na questão intra-familiar.
Fotos: Sérgio Guimarães – ASCOM/PMTO





