Projeto Jovens em Ação realiza caminhada contra a exploração sexual


O passeio está sendo organizado acontecerá no dia 17 deste mês, em Entre Rios
O Projeto Jovens em Ação (Projeção), realizará na próxima sexta-feira (17), uma passeata em razão ao Dia Mundial de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio. O movimento será realizado na Colônia Vitória em Entre Rios, com saída do Projeção, às 8h30, passando em frente o Colégio Estadual Dom Pedro l até a Praça Nova Pátria. Lá será realizado um abraço simbólico em favor das vítimas de exploração sexual.
O dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00 – Foto: Arquivo Projeção
A coordenadora do projeto, Méris Gutjahr, explica que o objetivo da passeata é chamar a atenção da comunidade local para o problema da exploração sexual e informar sobre a necessidade de denunciar os atos. “Não há números de casos de violência sexual registrados no distrito de Entre Rios, no entanto, no contato diário com as crianças e os adolescentes percebemos que a questão é preocupante”, comenta Méris.
Outra intenção da caminhada é reunir os participantes do Projeção e alunos dos colégios de Entre Rios. Eles estarão vestidos de preto e carregarão cartazes de conscientização.  Méris explica que o assunto é pouco abordado e que muitos nem se dão conta que são vítimas. Outros por sua vez têm consciência, mas não possuem coragem para denunciar, porque são ameaçados ou sentem vergonha.
O que é o Projeção?
É um projeto que atende 330 crianças e adolescentes no contra turno escolar, oferecendo mais de 100 oficinas semanais, como esportes, artesanato, instrumentos musicais, canto, dança, reforço escolar, horta, informática e outras.
O Projeção conta com uma equipe multidisciplinar para atender mais de 300 crianças e adolescentes – Foto: Arquivo Projeção
Além disso, o Projeção realiza atividades de recreação, oferecendo alimentação e apoio escolar. A missão é contribuir para o desenvolvimento integral e promover a garantia de direitos de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.