Semas promove atividades da Campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, destacou ações em parceria
Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, destacou ações em parceria (Foto: Yvette Moura/Secom Maceió)

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 deste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com diversos órgãos do Poder Público e da Sociedade Civil, vem desenvolvendo uma série de atividades para marcar a data.
A programação é extensa e teve início no dia 29 de abril com a realização de palestras, apresentação de teatro de fantoches, monólogos e oficinas nas escolas da rede estadual e municipal de ensino, para crianças com idade entre 7 a 14 anos. As atividades acontecem em escolas localizadas em áreas mais vulneráveis e seguem até o dia 28 deste mês.
Ainda no dia 29 foi dado início ao 1° Concurso de Redação e Desenho com o tema “Quebrando o Silêncio: ver, ouvir e denunciar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em Maceió”.
Programação
Além das ações nas escolas, a programação segue com várias atividades. Na próxima quinta-feira (16), o CREAS/PAEFI Orla Lagunar vai realizar uma caminhada de enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A concentração será às 9h, em frente ao CREAS Orla Lagunar, na Rua Marquês de Pombal, próximo à Praça Padre Cícero, no Vergel do Lago.
Também no dia 16, educadores e técnicos da Secretaria de Assistência Social realizarão uma oficina voltada para os profissionais do setor hoteleiro da capital. A oficina terá o tema “Denúncia: Ganhar ou perder na rede hoteleira” e será realizada no Hotel Porto da Praia, durante todo o dia.
Dando continuidade à programação, no dia 17, a Secretaria de Assistência Social participará de uma Audiência Pública conjunta da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, a convite da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social. Na oportunidade, serão anunciados e premiados os vencedores do 1° Concurso de Redação e Desenho, realizado com os estudantes das escolas da rede pública de ensino que participaram da campanha.
Com o tema “A importância do fortalecimento da Rede para o Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual”, uma Audiência Pública será realizada na Assembleia Legislativa, às 9h.
Encerrando a campanha, no dia 18 será realizada uma caminhada no bairro do Benedito Bentes. A concentração está marcada para as 13h, no Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, Quadra E lote 01.

Disque Denúncia

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vegetti, todas as ações estão acontecendo de forma integrada, com os Conselhos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Educação, Conselhos Tutelares, Conselho da Criança e do Adolescente, Corregedoria Geral de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho em Alagoas, PROCON, Secretarias de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social; da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; e de Educação, além de diversos outras entidades do poder público e da sociedade civil.
“A grande proposta dessa campanha é alertar a sociedade sobre este grande problema, que muitas vezes pode estar acontecendo dentro da nossa própria casa. Todos nós devemos estar envolvidos, alertas e vigilantes para evitar novos casos e, quando forem identificados, denunciar”, declarou a secretária, ressaltando ainda que as denúncias sejam feitas pelo disque 100, ou nos Conselhos Tutelares, Polícias Militar e Civil, além dos CREAS.