Prefeitura de Cuiabá retira placas de empresários em desvios de obras da Copa


Redação
As placas de sinalização fixadas pelas empresas afetadas pelos desvios das obras de mobilidade para a Copa de 2014 devem ser recolhidas pelos responsáveis ou serão retiradas pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Em um mês, o órgão apreendeu mais de 100 placas particulares de comércios que não atenderam a notificação.
Embora reconheça que a antiga gestão municipal tenha autorizado informalmente os lojistas a confeccionarem e instalarem as sinalizações, a SMTU aponta que a medida fere o Código de Postura do Município e o Código Nacional de Trânsito.
No início, a Secretaria não via transtornos na conduta, mas a prática foi adotada por muitos comerciantes e passou a distrair e confundir os motoristas.
Destaca ainda que as placas não seguem nenhum padrão ou tamanho, existindo situações declaradas de publicidade. Outro ponto destacado pela Secretaria é a má instalação, que muitas vezes compromete a calçada e dificulta a passagem do pedestre.
O empresário Cláudio Zafalon, da Duzzi Móveis da avenida Miguel Sutil, está entre os comerciantes que receberam a autorização da Prefeitura e agora é notificado para retirar a sinalização. Para ele, a iniciativa da SMTU compromete ainda mais o movimento da empresa, que já sofre com a queda no número de clientes desde a interdição da avenida. “As pessoas reclamam que não sabem como chegar e a placa ajuda na orientação. Vamos ser ainda mais prejudicados”.
Segundo a SMTU, para minimizar os danos e auxiliar os motoristas, as novas placas de sinalização serão produzidas com indicação e orientação para chegar aos comércios.
No rodapé haverá os nomes das empresas da região.